5 motivos para investir na terceirização da sustentação da infraestrutura de TI

Confira 5 motivos financeiros e operacionais para você investir na terceirização da sustentação da infraestrutura de TI.

A terceirização da sustentação da infraestrutura de TI deve ser considerada por todas as empresas que pretendem crescer sem abdicar da qualidade e da plena disponibilidade de seus recursos tecnológicos.

Afinal, o trabalho de sustentação atua em três frentes principais:

  • Consolidação da infraestrutura de TI;
  • Estabilização dos sistemas;
  • Ajustes quando necessário.

Portanto, existem pelo menos 5 motivos que ajudam você a ficar convencido de que terceirizar esse serviço será vantajoso para o empreendimento.

Motivo 1: A terceirização da sustentação da infraestrutura de TI reduz os custos 

Este é um excelente motivo, já que um dos principais desafios é justamente fazer com que o orçamento de TI caiba no planejamento estratégico da empresa. 

Nesse caso, a terceirização da sustentação da infraestrutura de TI faz com que a empresa tenha profissionais altamente qualificados e especializados nesse trabalho, sem que ela precise arcar com todos os custos e impostos de uma contratação no regime CLT.

Além disso, terceirizar também reduz os custos com treinamentos, atualizações, recursos tecnológicos, instalações próprias, etc. Toda essa parte também fica por conta da empresa contratada. A redução de custos também se dá por conta da escalabilidade que algumas soluções contratadas podem trazer ao negócio. Em alguns casos, a empresa pode contratar um certo limite de armazenamento de dados, por exemplo, e solicitar mais espaço à medida que a demanda cresce.

Motivo 2: A terceirização faz com que a empresa foque na estratégia (e não em trabalhos técnicos)

Este é um grande alívio à sobrecarga de trabalho que o setor de TI tradicionalmente tem. Quando a empresa investe na terceirização da sustentação da infraestrutura de TI, ela libera seus funcionários e gestores de TI para trabalharem com funções voltadas ao planejamento estratégico da empresa, e não em funções meramente técnicas e de manutenção de sistemas.

Isso resulta em um time de TI mais especializado e produtivo, gerando resultados ainda mais perceptíveis à empresa na totalidade. Aqui vale um lembrete, terceirizar não significa perder o controle; ou seja, a empresa permanece à frente das decisões — mas delega as responsabilidades a uma terceirizada.

Motivo 3: A terceirização da sustentação da infraestrutura de TI aumenta a segurança 

Quanto mais a demanda cresce, mais a empresa fica exposta aos riscos de roubos de dados e ataques. Então, desde que você contrate uma empresa qualificada para o serviço, a segurança é um forte motivo para você terceirizar, uma vez que as grandes empresas possuem normas de segurança a serem aplicadas em suas operações também.

Uma empresa qualificada é aquela que conta com o que há de mais moderno em termos de segurança da informação, monitoramento dos dados e medidas preventivas para evitar incidentes graves. Neste caso, vale se atentar ao contrato estabelecido entre as partes: é preciso estar claro quais serão as medidas de segurança adotadas pela terceirizada e o que ela fará em caso de incidentes. 

Motivo 4: A terceirização também garante disponibilidade dos sistemas (e com qualidade)

O suporte é um grande motivo para terceirizar a sustentação da infraestrutura de TI, já que a empresa conta com a qualidade na disponibilidade dos sistemas justamente por conta da manutenção preventiva.

Além de ter à disposição relatórios de desempenho de todos os serviços de sustentação, também já fica previamente acordado sobre como se dará o suporte e a resolução de problemas referentes à disponibilidade do ambiente de TI. Isso garante uma gestão mais eficiente.

ASSESSMENT INFRAESTRUTURA — Faça um check-up da sua infraestrutura de TI. Saiba mais!

Motivo 5: A terceirização da sustentação da infraestrutura de TI deixa a empresa mais competitiva no mercado

Empresas especializadas na sustentação da infraestrutura de TI são especialistas e contam com recursos de softwares e demais instalações sempre atualizadas, entregando uma infraestrutura mais ágil de dinâmica.

Isso faz com que a empresa não precise gastar tempo para procurar por melhores atualizações em seus sistemas. Tudo é construído de modo a deixá-la mais competitiva no mercado e de olho nos melhores processos de transformação digital de acordo com suas necessidades. 

Além disso, a empresa especializada tem diversos casos e situações de aprendizados no seu dia a dia que fazem com que a resolução de problemas seja muito mais ágil.

Conte com os serviços gerenciados da Flowti!

Blog

Quer falar com um especialista da Flowti?

Solicite o contato agora mesmo!