5 perguntas para Rodrigo Dias sobre NOC resolutivo

O líder de operação do NOC (Network Operations Center) da Flowti explica o que é e quais as vantagens da implementação de um centro de gerenciamento que não apenas monitora o ambiente de TI como, também, soluciona as disfunções proativamente.

Um ambiente de TI que recebe atenção 24 horas por dia, 7 dias por semana é tão viável quanto necessário, principalmente para hospitais que são instituições que não podem parar. No entanto, somente o monitoramento não é suficiente para uma organização com necessidades críticas. É preciso haver agilidade na resolução de possíveis problemas de segurança, e isso é o que garante a área chamada NOC (Network Operations Center, ou Centro de Operações de Rede, em português). Esse setor conta com uma equipe de operação de rede que antevê, gerencia e responde a falhas, estando disponível o tempo todo.

Para entender um pouco mais sobre este centro de gerenciamento e sua implementação, conversamos com Rodrigo Dias, que é líder de operação do NOC da Flowti.

1- Como podemos definir o que é o NOC resolutivo?

Toda empresa, independente do setor em que atua ou de seu tamanho, depende de um ambiente de tecnologia bem ajustado e disponível para garantir que seus resultados sejam alcançados. O monitoramento é uma das estratégias mais importantes para assegurar a eficiência dos ambientes de TI. O NOC resolutivo, então, garante essa agilidade para prever ou corrigir os problemas o quanto antes, sem que o usuário sinta qualquer instabilidade.

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2- Quais são os objetivos do NOC?

O objetivo do NOC é oferecer um monitoramento constante para manter o ambiente de TI estável e em funcionamento full time. Isso permite que o cliente esteja sempre atuando com foco em gerir resultados da sua empresa.

 “O NOC resolutivo permite não apenas monitorar, mas gerenciar e acompanhar toda infraestrutura e seu funcionamento. Dessa forma diminuímos os riscos operacionais e conseguimos nos antecipar às falhas.”, Rodrigo Dias, líder de operação do NOC da Flowti

3- Quais são as suas vantagens sobre as centrais convencionais?

A principal vantagem é a agilidade, pois atende 90% dos incidentes dentro da própria equipe do NOC sem escalonamento para outros times, entregando mais performance e disponibilidade. Além disso, ao agir de forma proativa, reduz riscos de maiores prejuízos.

4- Por que o NOC resolutivo pode ser um grande diferencial para a área da Saúde?

O NOC resolutivo permite não apenas monitorar, mas gerenciar e acompanhar toda infraestrutura e seu funcionamento. Desta forma diminuímos os riscos operacionais e conseguimos nos antecipar às falhas, assim diminuindo a indisponibilidade, o que é um diferencial e um fator indispensável para o setor de Saúde. Vale lembrar que hospitais são edifícios que precisam estar em operação 24 horas por dia, 7 dias por semana, para que a vida das pessoas não corra riscos.

5- Quais são as ferramentas utilizadas em um NOC?

A operação do NOC é formada por um conjunto de ferramentas, dentre elas, se destaca o Zabbix, um software que monitora numerosos parâmetros de rede, a saúde e integridade de servidores, máquinas virtuais, aplicações, serviços, banco de dados, websites, a nuvem e muito mais. As demais ferramentas são de desenvolvimento interno e são trabalhadas para extrair o máximo de informação e agilidade nos atendimentos.

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