Banco de dados: Como aumentar sua performance?

Um bom planejamento do banco de dados é fundamental, mas precisa ser eficiente. Selecionamos 4 dicas importantes para você performar melhor no seu ambiente de TI.

Levando-se em consideração que o banco de dados é uma peça mais que fundamental para todas as empresas, por mais que ele já tenha uma boa performance, sempre há mais a ser feito para garantir o pleno funcionamento da infraestrutura de TI.

Afinal de contas, é no banco de dados que os gestores extraem informações importantes e decisivas para o andamento da empresa, garantindo o valor do negócio e todos os dados necessários para a tomada de decisões.

Antes de a gente começar a falar como melhorar a performance, vamos fazer um review da ferramenta.

O que é um banco de dados?

Um banco de dados é uma prateleira digital com dados diversos e organizados, para facilitar o acesso e trazer segurança às informações. Existem diversos tipos de bancos de dados, cada um com suas características e funcionalidades.

A grande importância dos bancos de dados, entretanto, está vinculada ao benefício de facilitar o funcionamento dos diversos tipos de sistemas e aplicações, pois permitem o armazenamento de grandes volumes de dados organizados, acesso de forma rápida e segura, compartilhamento complexo e por camadas de autorização, análises precisas para gerar insights.

Como melhorar a performance de um banco de dados?

A performance de um banco de dados é crucial para o bom funcionamento das aplicações que dependem dele. Um banco de dados lento pode frustrar os usuários e prejudicar a produtividade da empresa.

Existem diversas maneiras de melhorar a performance de um banco de dados, como:

  • Escolher o tipo de banco de dados adequado
  • Dimensionar o hardware corretamente
  • Otimizar as consultas
  • Criar índices para acelerar o acesso
  • Manter o banco de dados atualizado
  • Monitorar o desempenho do banco de dados

Agora que já falamos de vários aspectos, vamos às dicas de nossos especialistas.

  1. Tenha um bom planejamento - Antes de tudo, é crucial projetar o banco de dados de forma eficiente. Isso inclui identificar corretamente as entidades, atributos e relacionamentos, além de escolher os tipos de dados apropriados e definir as chaves primárias e estrangeiras corretamente. Um bom design de banco de dados pode ajudar a reduzir a redundância de dados e melhorar a eficiência das consultas. No final das contas é preciso estudar e ponderar as melhores soluções e práticas.

 

  • 2. Use KPIs: A mensuração é de extrema importância na TI. Utilize índices de forma adequada e estratégica, relacionando a boa performance do banco de dados. Assim, poderemos melhorar e acelerar as consultas ao permitir que o banco de dados localize rapidamente os registros relevantes. No entanto, índices em excesso podem aumentar o tempo de inserção e atualização de dados. Portanto, identifique as consultas mais frequentes e crie índices apenas nas colunas que são usadas com maior frequência.
  •  
  • 3. Tamanho e tipo de dados: Seja cuidadoso com o tamanho e o tipo de dado armazenado. Use tipos de dados que correspondam ao conteúdo real das colunas para evitar desperdício de espaço e melhorar a eficiência do armazenamento. Além disso, evite armazenar grandes quantidades de dados não utilizados ou obsoletos, pois isso pode impactar negativamente o desempenho.
  •  
  • 4. Manutenção:  Realize manutenções regulares no banco de dados, como otimização de tabelas, atualização de estatísticas, compactação de índices e monitoramento de uso de recursos. Isso ajuda a garantir que o banco de dados continue funcionando de forma eficiente ao longo do tempo, mesmo com o aumento da carga de trabalho e do volume de dados.

Essas dicas podem ajudar a melhorar significativamente o desempenho de um banco de dados e garantir uma experiência mais rápida e eficiente para os usuários.

Confira neste artigo tudo que você precisa saber sobre Cloud Computing.

Gerenciamento de cloud: como tirar o máximo proveito da sua infraestrutura

Gostou das dicas? Então aproveite e conte com a Flowti para aumentar a produtividade (e a performance) da sua infraestrutura de TI. Até a próxima!

Quer falar com um especialista da Flowti?

Solicite o contato agora mesmo!