Cibersegurança no varejo um panorama relevante para o Brasil

Confira como e quando as empresas de varejo devem adotar boas práticas para se proteger dos ataques cibernéticos

O varejo é um setor que lida com um grande volume de dados sensíveis, a exemplo de informações financeiras de clientes e de funcionários, além de dados confidenciais da empresa. Por isso, é um setor que está constantemente sob ataque de cibercriminosos.

A principal ameaça se dá porque existe uma grande quantidade de informações críticas, a exemplo de cartões de crédito dos clientes. Ataques de phishing e ransomware também são comuns, visando funcionários e, principalmente, sistemas de pagamento.

De acordo com relatório 2023 Cost of a Data Breach Report - Resumo Executivo, realizado pela IBM, o setor de varejo foi o mais visado por ataques cibernéticos no Brasil em 2022, causando prejuízo significativo. Os mais comuns foram:

  • Phishing: envio de e-mails fraudulentos com o objetivo de enganar os usuários e roubar suas informações pessoais.
  • Ransomware: sequestro de dados e exigência de pagamento de resgate para liberá-los.
  • Infiltração: invasão dos sistemas da empresa com o objetivo de roubar dados ou causar danos.

Impactos dos ataques cibernéticos no varejo

Os ataques cibernéticos podem causar diversos impactos negativos para as empresas do varejo, incluindo a perda de dados, pausa de negócios e danos à reputação. Os mais comuns são o roubo de dados pessoais de clientes, dados financeiros, dados confidenciais da empresa, seguido da interrupção dos negócios a partir paralisação dos sistemas e serviços da empresa, o que pode levar à perda de vendas e clientes.

E, por fim, danos à reputação causados pela perda de confiança dos clientes e parceiros, o que pode levar à redução das vendas e do valor da empresa.

Boas práticas de cibersegurança para o varejo

Para se proteger dos ataques cibernéticos, as empresas do varejo devem adotar boas práticas, como a implementação de uma boa política de segurança cibernética, que deve definir os objetivos e diretrizes de segurança, bem como as responsabilidades de cada funcionário.

Também é relevante realizar treinamentos de conscientização em segurança, pois, os funcionários devem saber identificar e evitar ameaças. Outros pontos importantes:

  • Atualizar os sistemas e softwares para corrigir vulnerabilidades. 
  • Utilizar ferramentas de segurança como firewalls, antivírus e anti-malware. 
  • Monitorar a rede constantemente para detectar e responder a ameaças cibernéticas.

Dados sobre cibersegurança no varejo

De acordo com um estudo da PwC, as empresas do varejo que investem em cibersegurança têm um custo médio de recuperação de um incidente cibernético 20% menor do que as empresas que não investem.

O mesmo estudo também mostrou que as empresas do varejo que adotam as melhores práticas de cibersegurança têm uma probabilidade 50% menor de serem vítimas de um ataque cibernético.

Muitas corporações estão investindo em tecnologias avançadas, como inteligência artificial e aprendizado de máquina para detectar e prevenir ameaças. O importante é contar com especialistas para adotar boas práticas de cibersegurança para se proteger dos ataques cibernéticos e evitar os impactos negativos que eles podem causar.

Ao seguir essas dicas, as empresas podem reduzir o risco de ataques e também diminuir custos. Contratar especialistas da Flowti pode não somente dar suporte inteligente na análise, como também manter uma equipe 24 horas para atuar nas emergências. Fale com nossos especialistas clicando aqui.

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