Como cloud computing pode ajudar a sua empresa com o compliance?

Entenda como as soluções de Cloud Computing podem ajudar a empresa a estar de acordo com as leis externas e as políticas internas

O tema compliance tem sido um assunto recorrente aqui no blog, pois desperta muitas dúvidas sobre sua aplicação no ambiente empresarial.

Depois que entendemos quais são as melhores práticas de compliance no ambiente de TI e explicamos a importância de ter na empresa apenas softwares devidamente licenciados, hoje vamos falar sobre como as soluções de cloud computing podem ser a cereja do bolo para a empresa estar de acordo com as leis externas e as políticas internas.

Confira abaixo algumas vantagens que a computação em nuvem oferece para sua empresa estar em compliance.

Cloud computing oferece maior segurança aos dados da empresa

Em tempos de Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e de constantes ameaças de segurança na internet e na intranet, é preciso reforçar ainda mais a política de segurança dos dados da empresa. Um “simples” vazamento pode ser passível de punições.

Nesse sentido, as soluções de cloud computing trazem muitos benefícios em termos de monitoramento e análise de ameaças. Se você trabalha em um ambiente de TI, sabe o quanto é difícil realizar a tarefa de monitorar toda a infraestrutura.

Mas no cloud computing essa realidade muda, pois as atualizações de vírus e ameaças ao sistema são vistas mais rapidamente. E isso se traduz no apontamento de padrões de comportamento que estão fora do normal no sistema, ou seja, a computação em nuvem pode detectar mais rapidamente possíveis problemas, criando, com as devidas precauções, proteções e bloqueios para os dados da empresa.

Além disso, essa proteção é escalável e até personalizável, ou seja, você contrata a solução de acordo com o perfil de risco da empresa, protegendo sistemas específicos de forma mais eficaz e a um custo realmente viável.

Para baixar agora o nosso e-book Guia Prático de Compliance em TI para sua Instituição, clique aqui!

Cloud computing permite o estabelecimento de níveis de permissão de acesso

Estar em compliance também significa que a empresa preza pelos níveis de permissão de acesso dos dados a pessoas específicas. Afinal de contas, a empresa não pode ficar vulnerável à exposição de dados que precisam ter sigilo.

É necessário, portanto, que a empresa tenha um rígido controle de acesso aos dados e aplicativos – que pode ser viabilizado com soluções de cloud computing. Dependendo do provedor de serviços escolhido, esse controle passa a ser mais simples, pois será possível criar direitos de acesso de cada colaborador, determinar previamente em quais dispositivos ele poderá utilizar certo programa, além de permitir a utilização de uma senha e de um usuário para diversos aplicativos, o que facilita a rotina de trabalho sem abrir mão da segurança dos dados.

Escalabilidade, automação e redução de custos

O investimento em cloud computing também traz benefícios como a automação de tarefas de compliance, podendo gerar relatórios e gerenciamento de acesso, liberando tempo e recursos para que as equipes se concentrem em tarefas mais estratégicas.

Também pode ajudar a reduzir erros e garantir que as empresas estejam sempre em conformidade com as últimas regulamentações. A cloud também permite uma infraestrutura escalável que pode crescer junto com as necessidades da empresa, ou seja, na medida em que há mais elasticidade no negócio, a nuvem atua sem necessidades extras, reduzindo custos de inúmeras maneiras. 

Saiba mais sobre compliance, clicando neste artigo de blog.

Blog

Quer falar com um especialista da Flowti?

Solicite o contato agora mesmo!