Como ter mais visibilidade dos processos em sua gestão de TI?

Com a chegada de novas tecnologias, o TI deixa de ser um mero suporte e passa a ser fundamental na estratégia do negócio. Confira neste blogpost como o gestor de TI pode trazer mais visibilidade para sua gestão.

Com a constante busca das empresas por processos mais modernos, tecnológicos e otimizados, uma boa gestão de TI faz muito mais do que dar suporte técnico ao banco de dados e garantir que tudo esteja plenamente funcionando. A função deste setor é muito mais entrelaçada com a gestão que podemos imaginar.

Para mostrar uma boa visibilidade dos processos através de uma boa governança de TI é preciso que todos os recursos de TI (softwares, hardwares e equipe) estejam alinhados à estratégia do negócio, tornando a empresa mais ágil, competitiva, produtiva, transparente e com custos reduzidos. 

Quer saber como ter mais visibilidade dos processos em sua gestão de TI? Apresentamos a seguir algumas boas práticas para essa tarefa: 

1. Comece alinhando a gestão de TI com a estratégia do negócio

Antes de tudo, você precisa partir para a etapa do planejamento – e isso só é possível quando as práticas de governança de TI estão realmente alinhadas à cultura organizacional e às estratégias de negócio.

Na prática, você precisa fazer parte de todas as reuniões de alinhamento e planejamento estratégico para garantir que as ferramentas tecnológicas estão de acordo com as políticas e cultura da empresa e, portanto, favorecem o trabalho e os resultados a todos os stakeholders.

2. Escolha os frameworks que melhor atendem a estratégia

Estratégia alinhada com a gestão da empresa, é hora de escolher um ou mais frameworks que estabeleçam as melhores práticas que garantem resultados ao alinhamento estratégico do negócio.

Existem vários frameworks disponíveis. Conheça três deles:

  • ITIL (Information Technology Infrastructure Library): conjunto de centenas de publicações sobre as melhores práticas da gestão de TI, este framework facilita a definição de estratégias, desenhos de serviço, transição, operação, escolha de soluções e melhoria contínua.
  • PMBOK (Project Management Body of Knowledge): este framework não é uma metodologia em si, mas um conjunto de publicações com as melhores práticas de gerenciamento de projetos, organizados em cinco grupos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento, que irá auxiliar no controle dos projetos que fazem parte do seu portfólio.
  • Cobit (Control Objectives for Information and Related Technology): com 34 processos e 210 pontos de controle, este framework é voltado ao controle do negócio e não apenas aos serviços de gestão de TI. Sua arquitetura é dividida em quatro domínios: planejar e organizar; adquirir e implementar; entregar e suportar; monitorar e avaliar. 

3. Defina KPI's para monitorar o desempenho dos processos

Por fim, toda gestão de TI deve contar com métricas de desempenho, pois assim será possível saber se os trabalhos e esforços estão dando resultados palpáveis para a empresa.

Na prática, define-se os KPI's, que são os indicadores chave de desempenho, com destaque para KPI's de desempenho dos equipamentos, dos aplicativos, dos sistemas e de todos os serviços de TI. O objetivo é sempre mensurar para poder reavaliar continuamente e melhorar o que não está funcionando bem. 

A partir disso, o departamento de TI viabiliza soluções tecnológicas que monitoram e avaliam essas métricas em tempo real, tornando o trabalho mais produtivo e assertivo.

4. Continue avaliando

Estar a par da gestão, com um monitoramento adequado baseado em dados, facilita todos os processos e promove no setor de TI não somente novas oportunidades de melhoria, mas se destacar no mercado, incrementando políticas e boas práticas para garantir o cumprimento do que é proposto pela organização.

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