Como uma gestão em cloud computing aumenta sua produtividade

A cloud computing, certamente é uma das tecnologias que mais tem modificado a infraestrura de TI das empresas.

O armazenamento em nuvem, também chamado de cloud computing, certamente é uma das tecnologias que mais modifica a infraestrutura de TI das empresas mundo afora, incluindo o Brasil.

Prova disso é que segundo dados da Global Data, 94% dos executivos brasileiros entrevistados para uma pesquisa apontaram que até 2020 suas empresas terão soluções cloud. O crescimento anual desse segmento em todo o mundo gira em torno de 60%. Bom, mas na prática, como o cloud computing pode otimizar e potencializar a produtividade de uma empresa?

1. O armazenamento em nuvem permite aprimorar o uso do Analytics

O Analytics é uma ferramenta poderosa para qualquer empresa. Ela fornece muitas informações baseadas em métricas reais, o que pode gerar insights interessantes — e até decisivos — para as empresas.

Quando o Analytics é baseado em cloud computing, conceito chamado de Cloud Analytics, as empresas conseguem trabalhar melhor a análise de dados por conta da flexibilidade e da facilidade de compartilhar as informações geradas desses dados. Nesse sentido, é possível ter uma visão de cada célula da empresa, tudo integradamente — ajudando os gestores a ampliar o campo de visão, entendendo o funcionamento de cada processo e ajudando na tomada de decisão.

2. A cloud computing proporciona uma equipe mais integrada

Um ambiente de trabalho com processos otimizados, automatizados e com redução de conflitos e retrabalhos, certamente aumenta a produtividade da empresa de forma geral. É isso o que o armazenamento em nuvem pode proporcionar: um alto nível de colaboração, pois as informações em cloud podem ser acessadas e compartilhadas, tornando a rotina de todos os setores da empresa bem mais ágil.

Na prática, essa troca de informações é acessível devido a ferramentas de cloud storage, que garantem maior segurança no acesso aos dados, permitindo a melhor integração possível entre processos e equipes.

3. O armazenamento em nuvem aumenta a escalabilidade da infraestrutura de TI

Escalabilidade tem tudo a ver com produtividade. Afinal de contas, para que se aumente uma infraestrutura de TI tradicional, são necessários vários processos que podem, inclusive, travar o trabalho dos setores. 

Mas quando essa infraestrutura é baseada em cloud, cada mudança é feita em alguns cliques — como aumentar a capacidade de armazenamento e a performance dos servidores, por exemplo, sem parar os processos. Nas soluções cloud, a empresa paga apenas pelo que ela precisa, gerando mais flexibilidade para que ela cresça de forma mais madura e sem altos gastos. E isso também se traduz em melhor atendimento e mais assertividade nas decisões e nos processos em si.

MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE PRIVACIDADE - Conte com apoio ao encarregado de dados da sua empresa para executar ações de conformidade. Saiba mais!

4. A cloud computing traz mais agilidade — e com mais segurança

Por fim, o armazenamento em nuvem garante a agilidade sem deixar a segurança de lado. Isso porque ele garante a recuperação de dados caso haja algum sinistro na empresa, como incêndio ou grandes interrupções de energia, por exemplo.

O cloud computing trabalha com os mais robustos sistemas de proteção de dados e você também pode incluir opções de firewall de software e de hardware para vários recursos, aumentando a barreira de proteção da infraestrutura de TI. Ou seja, produtividade com segurança, o melhor dos dois mundos para qualquer empresa.

Solicite o contato de um especialista em Cloud da Flowti!

Blog

Quer falar com um especialista da Flowti?

Solicite o contato agora mesmo!