Conheça 6 razões para encarar os dados como ativos estratégicos na TI

A Flowti separou, neste artigo, seis tópicos que vão te ajudar a gerenciar os dados de uma forma segura e acessível

A tecnologia da informação e o processamento de dados surgiram para agilizar e facilitar a manipulação destes dados para transformá-los em informações valiosas para as empresas. Sendo assim, os dados são ativos importantíssimos para o negócio e precisam ser olhados estrategicamente, além de guardados e gerenciados de forma correta e segura.

Dos tradicionais bancos de dados relacionais até os mais modernos padrões, como o NoSQL, todos exigem um gerenciamento maduro. Neste post, você vai conhecer 6 motivos que explicam essa necessidade:

1. O gerenciamento do banco de dados ajuda a lidar melhor com as informações

Os sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBDs), como o Oracle e o MySQL, por exemplo, fornecem todas as ferramentas necessárias para uma administração e manipulação de dados de forma segura.

2. O gerenciamento do banco de dados impede informações duplicadas

Um bom gerenciamento de banco de dados evita a ocorrência de informações duplicadas, que podem gerar cobranças desnecessárias, pagamentos duplicados, retrabalho da equipe e outros problemas aos negócios. Portanto, a garantia da integridade dos dados armazenados deve ser uma preocupação básica da empresa. Para que isso aconteça, são necessários o acompanhamento constante dos dados armazenados e a avaliação de possíveis falhas durante a gravação das informações.

3. O gerenciamento do banco de dados fornece mais segurança

Um bom gerenciamento de banco de dados passa pela segurança e, na prática, ela se relaciona tanto com o oferecimento de garantia de acesso privilegiado (permissões) quanto pela proteção contra acessos indevidos.

4. O gerenciamento do banco de dados aperfeiçoa o monitoramento

O monitoramento tem papel fundamental no bom gerenciamento do banco de dados e na proatividade de um ambiente de TI. Muitas empresas, como é o caso de grandes atacadistas, bancos, hospitais e operadoras de cartão de crédito, não podem se dar ao luxo de ficar alguns segundos sem seus bancos de dados operantes. Uma equipe de DBAs (Database Administrators) altamente capacitada deve estar disponível, agindo sempre proativamente.

Nesse sentido, garantir a disponibilidade das informações permite que os negócios não sofram perdas de recursos, o que proporciona ainda segurança das informações e agilidade aos processos.

5. O gerenciamento do banco de dados permite a otimização de consultas

Outra grande contribuição do gerenciamento de banco de dados se dá pela otimização de consultas. Na prática, uma base de dados otimizada gera consultas mais rápidas e entrega de informação mais eficiente. Essa tarefa também é realizada pelos DBAs e é um trabalho extremamente importante.

6. No gerenciamento do banco de dados, o backup é levado a sério

Desconsiderar o backup das informações seria um ato amador. Então, é fato que a realização de backups periódicos é parte essencial de um bom serviço de gerenciamento de banco de dados. Além da constância dos backups, a garantia de um restore imediato de dados perdidos também deve ser parte da política de contingência da empresa.

Estas foram as 6 razões que explicam a importância de um gerenciamento de banco de dados na empresa. E para que essa tarefa seja feita com excelência, a empresa precisa garantir uma boa infraestrutura de TI, além de contar com uma equipe capacitada e experiente. Conte com os especialistas da Flowti para gerenciar e trazer segurança aos dados da sua instituição.

Quer falar com um especialista da Flowti?

Solicite o contato agora mesmo!