Empresas começam a olhar a cibersegurança como parte do ESG

Fórum Econômico Mundial coloca claramente cibersegurança como uma questão fundamental para a sustentabilidade econômica

A cibersegurança aparece como o risco mais imediato de sustentabilidade e também material para as empresas, segundo documento divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, em março desde ano. Aponta ainda que aquelas empresas que não implementarem uma boa governança em segurança cibernética, usando ferramentas e métricas apropriadas, terão dificuldades nos negócios daqui para frente.  

É que, com a quantidade de tecnologia disponível, os dados podem estar ainda mais sensíveis a ataques de vários tipos, inclusive, os ainda não criados. Portanto, especialistas apontam que a cibersegurança precisa fazer parte das estratégias ESG imediatamente. 

O ESG nada mais é que um conjunto de boas práticas para avaliar se uma empresa está apta a ser consciente, sustentável e corretamente gerenciada. É uma forma de medir a sua própria sustentabilidade. 

Estamos falando de uma sigla que representa três pilares: 

  • Environmental (Meio ambiente); 
  • Social; 
  • Governance (Governança).

De maneira geral, tal modelo de negócios reitera a ideia de que propósito e lucro são indissociáveis, mas que a governança precisa ser pauta importante da gestão.

Mas, como a cibersegurança é pauta dentro da ESG? 

É que, para uma boa governança, é preciso manter a empresa seguramente sustentável, com ações e tarefas constantes que previnam ataques, o que pressupõe estar protegido de extravios, perdas de dados e até mesmo sequestros financeiros. 

Observe o seguinte: 

  1. A cibersegurança visa proteger sistemas e dados contra ameaças cibernéticas, enquanto a abordagem ESG visa gerenciar riscos relacionados a questões ambientais, sociais e de governança que podem afetar a reputação e o desempenho das empresas.  
  2. Tanto a cibersegurança quanto a abordagem ESG têm um foco na proteção de dados e privacidade. A cibersegurança tem em vista garantir que os dados estejam seguros contra acesso não autorizado ou violações, enquanto a abordagem ESG considera a importância de proteger os dados pessoais e garantir a privacidade. 
  3. A abordagem ESG valoriza a transparência e a prestação de contas das empresas em relação às suas práticas e impactos ambientais, sociais e de governança. Da mesma forma, a cibersegurança exige transparência em relação às práticas de segurança adotadas pelas organizações, especialmente quando se trata de proteção de dados de clientes e usuários. 
  4. Tanto a cibersegurança quanto a abordagem ESG têm uma preocupação com a resiliência e sustentabilidade a longo prazo. A cibersegurança visa garantir que os sistemas e infraestruturas sejam resilientes contra ameaças cibernéticas, enquanto a abordagem ESG considera a sustentabilidade dos negócios em relação a questões ambientais e sociais.

CLOUD RESELLER Contrate a nuvem da sua preferência através da Flowti. Saiba mais!

Em resumo, podemos dizer que a cibersegurança auxilia as empresas para que as práticas de ESG estejam em constante movimento para a sustentabilidade dos negócios, enquanto a ESG tem uma abordagem mais larga, mas visam a continuidade dos negócios.

Blog

Quer falar com um especialista da Flowti?

Solicite o contato agora mesmo!