Estratégias de governança de TI para negócios em expansão

Utilizar estratégias de governança de TI é muito importante no mundo dos negócios

Pensando nisso, trouxemos, neste blogpost, algumas dicas para quem tem negócios em expansão e que precisam de novos direcionamentos para melhoria dos resultados de TI.

Governança de TI é a estratégia utilizada para gerenciar os recursos de tecnologia com eficácia, tendo como objetivo criar e executar políticas que ajudam a definir melhores práticas de trabalho e trazer mais resultados, associada à estratégia geral da organização.

Dessa forma, são criadas projeções para os resultados futuros e pode-se trabalhar para alcançá-los com mais clareza. Seu principal objetivo é aumentar a eficiência nas operações de TI, reduzir riscos, minimizar custos e manter uma melhor conformidade com os requisitos de negócios.

O principal pilar da governança em TI é o alinhamento estratégico, que visa garantir que os investimentos em TI sejam direcionados para as áreas que geram mais valor para o negócio. Para isso, é necessário que a TI esteja alinhada com as estratégias da organização, bem como com as necessidades dos usuários de TI.

O pilar gestão de riscos, por sua vez, visa proteger a organização de perdas financeiras, operacionais e de reputação. A governança identifica e mitiga os riscos associados aos sistemas e processos de TI, incluindo riscos financeiros, operacionais, de segurança e legais.

O terceiro pilar é a gestão de conformidade, que deve garantir que a organização esteja em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis. Isso inclui leis de privacidade, segurança da informação e proteção de dados. A conformidade é importante para proteger a organização de sanções e multas. Já a gestão de recursos deve garantir que os recursos de TI sejam usados de forma eficiente. Isso inclui capitais financeiros, humanos e tecnológicos para ajudar a organização na obtenção do máximo valor de seus investimentos em TI.

Na mesma seara de gestão, temos o pilar gestão de desempenho, que deve medir e monitorar o desempenho dos sistemas e processos de TI. Isso permite que a organização identifique oportunidades de melhoria. A gestão de desempenho ajuda a organização a garantir que seus sistemas e processos de TI estejam atendendo às suas necessidades.

A implementação de uma governança de TI requer o envolvimento de todos os profissionais de TI alinhados à gestão da organização. Sendo pensada e realizada de forma adequada, uma boa governança em TI pode trazer excelentes resultados à organização, pois expande a eficiência, produtividade, reduz riscos, melhora a segurança e o atendimento ao cliente, além de criar novas oportunidades de negócio.

Para empresas em expansão, é importante considerar as seguintes dicas:

  • Planejamento - antes de qualquer ação, é fundamental ter um plano de expansão bem elaborado, que deve definir os objetivos, estratégias e recursos necessários para a expansão.
  • Análise de mercado - é importante entender o mercado em que a empresa está inserida, incluindo as oportunidades e ameaças.
  • Fortalecimento - uma governança de TI eficaz é essencial para garantir o sucesso da expansão.
  • Investimento em tecnologia - é uma ferramenta fundamental para a expansão. É importante investir em tecnologia que seja escalável e capaz de suportar o crescimento da empresa.
  • Capacitação da equipe - é importante para lidar com o crescimento da empresa.
  • Foco no cliente - consumidor deve estar sempre no centro das estratégias de expansão. É importante entender as necessidades do cliente e oferecer produtos e serviços que atendam a essas necessidades.

Quer falar com um especialista da Flowti?

Solicite o contato agora mesmo!