Infraestrutura Cloud: A tecnologia ideal para a sua empresa

Saiba quais são as principais vantagens da computação em nuvem para a sua empresa.

Uma das grandes funções da infraestrutura cloud, tecnologia estratégica, cada vez mais difundida no mundo empresarial, é possibilitar de forma ágil a distribuição e compartilhamento dos recursos computacionais através da internet, com uma capacidade inigualável de escalabilidade dos ambientes de TI.  

O que é ambiente cloud? 

A infraestrutura cloud ou ambiente cloud é, sem dúvidas, uma das maiores inovações tecnológicas que favorece tanto os usuários de forma pessoal, como as empresas e organizações.

Com a infraestrutura cloud é possível acessar, distribuir, salvar e compartilhar aplicativos, arquivos, softwares e outros dados em rede, sem a necessidade de armazenamento em servidores, dispositivos físicos dentro da organização. Basta ter acesso à internet para poder checar essas informações a partir de qualquer dispositivo, de qualquer local, uma vez que tudo estará salvo em servidores em nuvem.

Grandes empresas em todo o mundo já utilizam a infraestrutura em cloud, como. A tecnologia oferece mais agilidade e otimização aos processos diários dos setores, pois oferece maior segurança às informações armazenadas, permite analisar dados e desenvolver ainda mais a produtividade dos colaboradores, de forma dinâmica, além de influenciar positivamente a relação com os clientes.

De onde surgiu a expressão “nuvem”?

Você já deve ter se perguntado o porquê da palavra “nuvem” fazer parte da nomenclatura deste sistema. Anos depois dos conceitos criados pelos cientistas da computação, houve uma nova metodologia aplicada por empresas de telecomunicações. Em meados dos anos 90 foram criadas redes virtualizadas, de menor valor, e que forneciam acesso compartilhado aos usuários. Assim, o acesso à tecnologia se tornou um processo gradual para a população. 

Quem utilizou o termo “computação em nuvem” pela primeira vez foi o professor de sistemas de informação, Ramnath Chellappa, em 1997. A origem da palavra surgiu através da representação dos gráficos de imagens das redes de dados ISDN (Integrated Services Digital Network - Rede Digital de Serviços Integrados)  e Frame Relay, projetadas pelas operadoras de telefonia. 

A junção de ambas era apresentada através de desenhos de nuvens, sinalizando algo "leve'', como uma bela nuvem pairando no ar. Dessa forma, a tecnologia cloud computing passou a ganhar mais reconhecimento nos anos 2000. As empresas passaram a substituir o hardware por serviços em nuvem, pois os benefícios eram extremamente relevantes - como a redução de custos, por exemplo. Além, claro, da eficiência.

Antes de todo esse avanço, as empresas precisavam investir em servidores altamente potentes, capazes de suportar toda a demanda de armazenamento. Mas dessa forma, os problemas acumulavam, uma vez que era necessário comprar a licença de uso dos softwares e ter espaço físico para os servidores. Além disso, corria-se o risco de perder ou danificar os computadores e, dessa forma, ameaçar os dados salvos da empresa.

Já com o serviço de cloud, os custos são reduzidos, os dados ficam seguros e a empresa economiza em questão de espaço físico. Ainda que os equipamentos sejam danificados, as informações estão a salvo, armazenadas remotamente.

Benefícios da Cloud Computing

Os serviços de infraestrutura cloud computing oferecem uma série de vantagens. As principais são:

  • Leque de soluções de segurança de dados contra ataques virtuais;
  • Os serviços são contratados sob demanda. A empresa contrata apenas o necessário para o seu momento atual, sem necessidade de prever/projetar o crescimento e investir em ativos on premisses;
  • Maior produtividade da equipe;
  • Aumento da capacidade dos serviços de acordo com a necessidade dos negócios, uma vez que o leque de tecnologias para a nuvem só aumenta;
  • Possibilidade de acesso de qualquer lugar e por diversos dispositivos;
  • Redução de custos.

As vantagens oriundas do cloud computing são muitas para as empresas. Imagine agora, neste ano, como seria a rotina de atividades  sem o uso da infraestrutura cloud, com certeza, o trabalho seria redobrado.

Dessa forma são nítidos os benefícios proporcionados pela cloud computing para as empresas, indiferente do segmento ou do tamanho do negócio. Por trazer diversos pontos positivos, o sistema em nuvem pode ser usado no período em que a empresa julgar mais adequado, como forma de estratégia na companhia. 

Empresas de menor porte, que não têm condições de fazer um grande investimento em infraestrutura de TI, tem na cloud uma grande aliada para possuir um ambiente “up to date”, pagando mensalmente pelos serviços e livrando-se de fortes investimentos em ativos, licenças, etc.

PROGRAMA DE DIAGNÓSTICO DE VULNERABILIDADE - Identifique as brechas de segurança do seu ambiente. Saiba mais!

Por que o cloud computing se torna mais ágil em comparação aos ambientes tradicionais?

O cloud computing oferece ambientes que são muito mais ágeis em comparação aos tradicionais. Tudo funciona de forma simples e rápida.

Isso ocorre porque os servidores, recursos de hardwares entre outros são oferecidos como serviço. Deixa de ocorrer, portanto, preocupações com o espaço físico, compra de equipamentos e licenças, por exemplo. O ambiente cloud pode crescer ou diminuir com poucos cliques, dependendo da necessidade da empresa. Tal crescimento pode ser tanto em espaço de armazenamento de informações, como em poder de processamento.

Implantação

A implantação de um sistema de cloud computing é baseada em templates, que são pré-configurações de arquiteturas. 

Dessa forma, fica mais fácil de implementar vários cenários. Também é possível fazer reaproveitamentos para aumentar ou diminuir recursos de acordo com a necessidade da empresa. Tudo é baseado em códigos, o que possibilita criar ambientes em poucos cliques. Isso reduz até mesmo os erros humanos.

O ambiente cloud pode ser criado do zero, em uma velocidade muito superior que um ambiente on premisses, que depende de compra de equipamentos, licenças e configurações.

Sustentação

A sustentação do negócio é facilitada pelo fato das estruturas físicas serem transformadas em serviços, permitindo um monitoramento mais ágil e eficaz. Tudo que é físico se torna serviço e o datacenter tem alta disponibilidade. As manutenções se tornam bem mais simples, rápidas e o ambiente, no geral, é mais estável. Também se garante mais segurança e fácil recuperação, se bem configurado.

Escalabilidade

A escalabilidade permite que se ganhe em velocidade e facilidade de mudança de um ambiente para outro. Se a empresa cresce, por exemplo, as alterações podem ser feitas facilmente.

O escalonamento é horizontal e vertical, com a reaplicação de recursos específicos ou o aumento de uma solução apenas. Isso permite que a empresa faça modificações em sua estrutura, conforme o necessário. Dentro da escalabilidade também temos um processo de automação. É isso que auxilia o escalonamento do ambiente, horizontal e vertical.

A automação é feita por meio de gatilhos, que podem ser configurados de acordo com a necessidade do cliente. Isso pode ser feito para o crescimento e redução. Em uma Black Friday, por exemplo, um e-commerce pode acionar gatilhos para aumentar a sua infraestrutura por determinado período. Para as empresas isso é muito bom, tendo em vista que se paga pelo uso.

Por que o ambiente cloud é mais seguro?

No que se refere à segurança, as preocupações também são reduzidas. Entre os motivos que fazem com que a preocupação com segurança seja reduzida é o fato dos DataCenters terem inúmeras certificações internacionais, uma vez que para operar em diversos países, precisam atender às exigências de segurança de cada mercado. Isso garante que os grandes players de cloud computing estejam em compliance com leis como GDPR, LGPD, HIPPA, etc.

O cloud computing também prevê diversos mecanismos para proteção e um leque muito grande de recursos que garantem camadas extras de proteção dos dados. Isso é útil para proteger ainda mais o ambiente e bancos de dados de ataques de hackers, por exemplo.

O controle de acesso aos ambientes também aplica alta tecnologia de segurança. Podem ser limitadas as permissões de privacidade, a título de exemplo. O cloud computing também contribui muito para o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Há ainda transparência na hospedagem de dados, SLA com disponibilidade > 99% e várias opções de backup automatizado.

Quais os serviços oferecidos na nuvem?

Você já deve ter ouvido falar de Iaas e Paas, por exemplo, certo? Mas o que essas siglas significam no mundo da Nuvem? Conhecê-las  possibilita que você contrate o serviço mais adequado para as necessidades da sua empresa. A gente te explica: 

  • IaaS (Infraestrutura como Serviço): As empresas focadas totalmente em TI  possuíam grandes espaços de servidores em máquinas físicas dentro de suas estruturas. Com a IaaS, boa parte da infraestrutura passou a ser consumida como serviço.
  • SaaS (Software como Serviço): Aqui o conceito se dá pelo fato de não ser necessária a instalação física de um software na máquina para utilizá-lo. Assim, o acesso aos softwares que a empresa utiliza passa a ser feito em nuvem, de modo que ela passa a pagar uma assinatura mensal enquanto utiliza-os – o que traz economia com a compra de licenças.
  • PaaS (Plataforma como Serviço): Com esse serviço, a empresa migra a plataforma de desenvolvimento para a nuvem, dispensando a configuração da infraestrutura para o desenvolvimento, a criação e a hospedagem de softwares. A equipe fica a cargo apenas da programação do software, sendo que as demais tarefas (manutenção, gerenciamento e atualização) ficam por conta da empresa fornecedora da solução.
  • DRaaS (Recuperação de Desastres como Serviço): É um plano estruturado para evitar consequências negativas no ambiente de TI, caso sofra algum tipo de desastre, como falhas de hardware, terremotos, enchentes, falha humana, incêndios e até desmoronamentos. Assim, uma rápida recuperação dos dados é realizada.

Como contratar cloud?

O modelo de computação oferecido pela cloud computing apresenta grande custo benefício para empresas de todos os portes, como mencionamos anteriormente. Afinal, o papel da tecnologia é auxiliar nas estratégias de mercado da empresa, seja através de software, cloud computing ou hardware. As implantações têm seu tempo de adaptação e cada processo demanda uma atenção específica. 

Cloud Computing é o passo natural para a sobrevivência das empresas em um mercado tão competitivo. Ao escolher a Flowti, você contará com mais de 25 anos de expertise em infraestrutura de TI para ambientes de negócios de missão crítica, com uma equipe totalmente capacitada para lhe assessorar na sua jornada para a cloud, lhe orientando nas melhores soluções para as suas necessidades.

Agora que você conhece a origem e os principais benefícios da infraestrutura cloud, ficou mais fácil decidir, não é mesmo? Entre em contato conosco e solicite um contato de nossos especialistas cloud! Será um prazer conversar com você!

Blog

Quer falar com um especialista da Flowti?

Solicite o contato agora mesmo!