Infraestrutura de TI: 7 vantagens de contar com especialistas no assunto

Tenha em mãos as ferramentas essenciais para montar uma boa equipe de Infraestrutura

Montar uma boa equipe de TI é um desafio para muitas empresas, já que o setor é extremamente estratégico e demanda especialidades distintas.

Neste blogpost falaremos sobre as vantagens da contratação de um profissional especialista em Infraestrutura de TI – que pode ser efetiva ou terceirizada. Será que sua empresa também precisa desse tipo de profissional?

O que faz um especialista em infraestrutura de TI na empresa?

Antes de falarmos sobre as vantagens de ter um especialista na equipe, vamos esclarecer quais são os atributos de um profissional em infraestrutura de TI. 

Muita gente acredita que trata-se apenas de um cargo técnico para que o ambiente de TI permaneça funcionando bem, com hardwares e softwares devidamente atualizados, disponíveis e livres de invasões. Essa é um importante tarefa de um especialista dessa área, mas aqui vamos destacar outras funções:

O especialista em infraestrutura de TI precisa garantir que todas as soluções e ferramentas tecnológicas contratadas pela empresa sejam implementadas de forma eficiente para que os departamentos permaneçam em pleno funcionamento.

Também precisa planejar todas as atividades de suporte da infraestrutura de TI da empresa (telefonia, servidores, redes, equipamentos, computadores, etc.) e saber se comunicar e interagir com os fornecedores de tecnologia da empresa para garantir o bom funcionamento e atualização das soluções contratadas.

Esse profissional deve estar atualizado sobre novidades em produtos e processos tecnológicos que possam ajudar no crescimento da empresa e é responsável pela elaboração de projetos no próprio ambiente de TI, como, por exemplo, Plano de Continuidade de Negócios e Plano de Recuperação de Desastres. 

Só de conhecer essas funções já dá para ter uma ideia das vantagens de contar com um especialista em infraestrutura de TI, não é mesmo? Pois vamos a elas:

7 vantagens de investir em especialistas em Infraestrutura de TI

1. Alinhamento da disponibilidade de TI ao negócio

Contar com esse especialista faz com que a empresa tenha os processos tecnológicos devidamente alinhados e disponíveis para o funcionamento de todos os setores, de acordo com o core business. 

2. Redução de custos

Outra vantagem é a redução de custos com a manutenção da infraestrutura de TI, já que o especialista ficará de olho na correta utilização dos equipamentos e das soluções. 

3. Melhoria do SLA

O especialista em infraestrutura de TI também ajuda a aumentar o SLA na empresa – sigla de Service Level Agreement (Acordo de Nível de Serviço). Trata-se de um documento técnico utilizado na contratação dos serviços de TI, cujas bases são orientadas por normas técnicas obrigatórias. Na prática, esse profissional ajuda a melhorar a resiliência da infraestrutura, interferindo diretamente no SLA.

4. Cumprimento das políticas de segurança da informação

Se uma parte importante das questões que envolvem a segurança dos dados passam pelas operações da infraestrutura de TI, esse especialista vai garantir que haja o cumprimento das políticas, mantendo os dados seguros.

5. Cumprimento do compliance no setor de TI

E por falar em normas e leis, outra vantagem de contar com um especialista em infraestrutura de TI é garantir que essa área da empresa esteja em compliance com os requisitos técnicos da infraestrutura, evitando prejuízos para o negócio, os clientes e os fornecedores. 

Aliás, vale lembrar que o compliance que deve ser buscado pela empresa não é apenas para o setor de TI, mas sim para todas as normas legais que regem o nicho de mercado a qual a sua empresa esteja inserida no que tange à tecnologia.

6. Gestão de ambientes de TI complexos

Mesmo em empresas menores, sabemos que o ambiente de TI tem estado cada vez mais complexo, já que a tecnologia faz parte de todos os departamentos (e, muitos deles, precisam estar integrados e interdependentes). Portanto, o especialista em infraestrutura de TI ajuda na administração dessa complexidade de processos e sistemas. Aliás, sobre essa necessidade de integração e interdependência entre os sistemas, um bom especialista de TI consegue avaliar o ambiente para criar uma jornada de migração para cloud computing, local apropriado para esse tipo de demanda. 

7. Gerenciamento de riscos na infraestrutura de TI

Por fim, outra vantagem é que a empresa passa a contar com um especialista que faz diariamente uma análise da infraestrutura de TI, ajudando no gerenciamento de riscos e na tomada de decisões estratégicas. 

Bom, depois de conhecer todas essas funções e vantagens de um especialista em infraestrutura de TI, lembre-se que você pode contratar especialistas para a sua empresa de forma efetiva, ou, ainda, partir para a terceirização das funções dessa área de acordo com a sua demanda. Conheça nossas soluções de outsourcing clicando aqui.

Quer falar com um especialista da Flowti?

Solicite o contato agora mesmo!