Melhores práticas em compliance: quais são as recomendações para seu setor de TI?
Confira neste post as melhores práticas em compliance que você pode colocar em ação o quanto antes no setor de TI da sua empresa.

O que é compliance?
O termo compliance se refere ao conjunto de práticas e procedimentos adotados por empresas para garantir que estão em conformidade com normas, regulamentos e leis vigentes. No contexto corporativo, ele visa reduzir riscos, evitar fraudes e garantir que as operações sejam conduzidas de maneira ética e transparente.
No setor de Tecnologia da Informação (TI), o compliance tem um papel relevante, pois envolve a segurança de dados, a privacidade das informações e a adoção de boas práticas para garantir a integridade dos sistemas e processos.
Dessa forma, a TI se torna um aliado estratégico na governança corporativa, assegurando que todas as atividades tecnológicas estejam em conformidade com a legislação e as diretrizes internas.
A importância do compliance em TI
Depois de entendermos as principais leis que envolvem compliance, torna-se clara a participação estratégica do setor de TI no cumprimento delas. Eis os pontos de maior atenção:
- Segurança dos dados;
- Política de acesso aos dados;
- Uso de ferramentas e tecnologias para evitar fraudes.
Portanto, vamos às melhores práticas em compliance que você já pode colocar em ação no setor de TI da sua empresa.
Dê atenção ao BYOD (Bring Your Own Device)
Adotar o BYOD significa liberar os funcionários para utilizarem seus próprios equipamentos no local de trabalho, como computadores, smartphones, tablets e pen drives.
Essa prática tem sido cada vez mais comum, mas é preciso atenção: existem riscos claros quanto à segurança dos dados da empresa, que fica mais sujeita a vazamentos e invasões – intencionais ou não.
Nesse caso, crie uma política de uso dos equipamentos próprios e estabeleça padrões de segurança para proteger os dados da empresa.
Exemplos do que pode ser feito:
- Backups periódicos dos dados da empresa;
- Utilização de senhas seguras;
- Utilização de bloqueios automáticos de acesso em determinados dispositivos;
- Confecção e assinatura de termos de responsabilidade.
É muito importante saber que não basta apenas enviar um e-mail com as políticas de compliance; elas devem ser comunicadas formalmente a todos os envolvidos, sejam colaboradores, terceiros ou fornecedores, colhendo termos de aceite de que receberam a política da sua empresa.
Invista em cloud computing
Uma das melhores práticas em compliance adotadas pelas empresas é o investimento em cloud computing, pois ele cumpre vários requisitos de segurança e compliance, tais como:
- Armazenamento seguro de dados;
- Backups periódicos;
- Checagem de políticas de segurança;
- Monitoramento dos sistemas;
- Acompanhamento de métricas e KPIs de compliance.
Queremos destacar também o uso de SaaS (Software as a Service). Utilizar softwares em nuvem faz com que a empresa cumpra várias leis e regulamentos que muitas não conseguem cumprir, até mesmo por falta de dinheiro ou de controles internos.
É o caso, por exemplo, do desafio da compra de licenças de uso de todos os softwares que a empresa utiliza. Nem sempre isso é viável, mas utilizar serviços pirateados é estar em desacordo com as leis, com riscos reais de multas que podem até inviabilizar a continuidade do seu negócio.
Nesse caso, com softwares disponíveis como SaaS, a empresa não precisa se preocupar com essa questão, visto que ela passa a pagar pelo uso de softwares em nuvem que já estão devidamente licenciados.
A computação em nuvem também ajuda a manter à disposição dos colaboradores todos os documentos referentes às políticas de segurança, leis e regulamentações, já que permite que eles tenham acesso a esses materiais de onde estiverem.
Monitore em tempo real o ambiente de TI
Uma das melhores práticas em compliance que o setor de TI pode colocar em ação é, certamente, o monitoramento em tempo real de todo o ambiente. Isso inclui o uso das ferramentas e das ações dos usuários para monitorar a segurança dos dados, identificando falhas e o que pode ser feito para consertá-las.
Na prática, uma opção interessante é terceirizar essa tarefa de monitoramento dos ambientes. Serviços de monitoramento 24x7 ajudam a garantir que qualquer irregularidade seja detectada e tratada rapidamente, reduzindo riscos de segurança e não conformidade.
Crie um programa de governança corporativa
Compliance e governança corporativa devem andar de mãos dadas no ambiente de TI – para relembrar, a governança diz respeito à forma como as empresas são administradas, o que envolve aspectos políticos, culturais, de processos e de regulamentações.
Quando a empresa não tem uma política interna clara, muitas consequências podem ser sentidas, como ineficiência, baixa produtividade, orçamento comprometido, investimentos inadequados em novas tecnologias e resultados bem distantes das metas.
Então, compliance em TI tem que ser feito em uma base sólida de governança corporativa – o setor jurídico da empresa também agradecerá.
Outras boas práticas de compliance para TI
Além das práticas já citadas, outras estratégias podem ser adotadas para garantir um ambiente tecnológico mais seguro e alinhado com as regulamentações:
- Treinamento contínuo: manter os funcionários informados sobre normas de segurança e boas práticas;
- Gerenciamento de identidade e acesso: implementar autenticação multifator e controle de privilégios;
- Criptografia de dados: garantir que dados sensíveis sejam protegidos;
- Auditorias e revisões periódicas: avaliar regularmente processos e políticas para identificar pontos de melhoria.
Adote compliance no seu TI
Adotar melhores práticas em compliance é um verdadeiro desafio para os negócios, não é mesmo? Mas tudo isso é perfeitamente possível de ser implementado.
Ao investir em segurança da informação, monitoramento contínuo, governança corporativa e treinamentos para os colaboradores, sua empresa estará no caminho certo para garantir a conformidade com leis e regulamentos, protegendo seus dados e otimizando sua gestão de TI.

