Modernização do data center: saiba por que você precisa investir e como fazer
A modernização do data center é uma tarefa fundamental para a segurança e o crescimento das empresas. Saiba o por quê!
A modernização do data center é um tema que pode gerar algumas dúvidas e até um certo temor em diretores e gestores de TI que precisam levar essa necessidade e o devido orçamento à diretoria da empresa.
Afinal de contas, se um data center funciona há anos no ambiente de TI, por que modificá-lo agora? E qual é a solução mais adequada e acessível financeiramente?
Já adiantamos a resposta: a palavra-chave é hiperconvergência. Entenda tudo no post de hoje.
Por que investir na modernização do data center?
Aumentar a performance e diminuir a latência das aplicações: estes são os dois principais motivos que explicam o investimento na consolidação e modernização do data center.
A explicação é simples. Conforme a infraestrutura de TI vai crescendo, cresce também a complexidade para se adicionar novos componentes, dificultando a integração de todos eles ao ambiente — como servidores, switches, storage e backup, por exemplo.
O problema é que para diminuir a complexidade do data center para a expansão de seus ambientes, geralmente as rotinas são complexas, com a realização de teste de interoperabilidade entre componentes de infraestrutura – isso sem falar nos altos custos de um plano de contingência de negócios.
A solução: Adoção de hiperconvergência para a modernização do data center
A ideia de modernizar o data center é a de fazer com que cada servidor tenha replicação da estrutura – ou seja, se um servidor cai, o outro compensa, tornando o ambiente mais seguro, estável e escalável.
Nesse caso, a solução é a adoção da hiperconvergência – Hyper Converged Infrastructure (HCI). Nesse modelo de data center, a infraestrutura é pré-definida e ocorre a integração de todos os componentes de TI em um só lugar, seja em um rack dimensionável ou em um dispositivo.
A vantagem da hiperconvergência é que a implantação é rápida e fácil de ser executada pela equipe de TI. Na prática, o crescimento da infraestrutura hiperconvergente é feito por nós (nodes) pré-testados que garantem agilidade e compatibilidade ao data center. Basta escolher o tipo de infraestrutura que precisa crescer (servidores, rede, storage ou backup) e adicionar os nós correspondentes.
Outros benefícios da hiperconvergência são:
- Taxas muito altas de consolidação (diminuição de espaço nos racks) do data center;
- Agilidade e simplicidade na gesta?o da infraestrutura que atinge altos ni?veis de automação com o uso do Vcenter;
- Alta performance da infraestrutura com uso de Flash/NVMe.
Existem vários softwares hiperconvergentes disponíveis, mas o destaque vai para o chamado VxRail HCI Appliance, da Dell.
Webinar completo e gratuito sobre "LGPD: Por que sua empresa precisa se adequar?". Assista agora!
Pronto para ambientes VMware, o software da Dell conta com quatro principais diferenciais em relação a outros produtos:
- Integração ao ambiente HCI já existente: Com a tecnologia vSAN, o sistema já vem pré-configurado e pré-testado, reduzindo tempo e despesas operacionais.
- Estrutura pronta para uso na nuvem pública: O sistema permite criar uma plataforma de Kubernetes pronta para os desenvolvedores, além da integração total à pilha e operações consistentes com o VMware.
- Automatização do gerenciamento do ciclo de vida: As operações do data center ficam automatizadas e atualizadas, facilitando o gerenciamento integral.
- Pronto para qualquer aplicação: O produto também garante um desempenho potente para aplicações já utilizadas na empresa, como SAP, Oracle e SQL, além de outras aplicações, como é o caso de PKS, NoSQL e contêineres.