O que é firewall e qual é a sua importância?
Entenda o que é firewall nos termos atuais, qual é a sua importância no combate a ataques cibernéticos.
Firewall é um recurso criado na década de 80 para restringir o acesso entre redes de internet. Naquela época, a internet era utilizada somente por instituições militares e acadêmicas. Mas hoje ela já invadiu as residências e empresas.
Então o que é firewall atualmente? Qual sua importância e utilidade? Confira a seguir!
O que é firewall
A conexão entre sistemas de TI ou deles com a internet é comum nas empresas. Apesar de trazer muitas possibilidades positivas, essa conexão expõe os usuários a perigos. Fraudes, roubo de identidade e invasões são tipos de ataques cibernéticos comuns. Como evitá-los?
Com o firewall, ferramenta que “ergue uma parede invisível” para proteger os usuários dos perigos cibernéticos. O firewall atua como um filtro entre um dispositivo e sua conexão com a internet ou com a rede externa.
Na prática, decide o tráfego de rede que poderá passar ou será considerado perigoso. É a ferramenta que faz o juízo de valor entre confiável ou não confiável.
É um recurso de software ou hardware, dependendo do tipo de firewall utilizado.
Tipos de firewall
O firewall pode incorporar software, hardware ou combinar ambos. São diversos os tipos de firewall. Por isso, apenas saber o que é firewall não é suficiente. É necessário analisar o ambiente para escolher o melhor tipo. Veja os três principais.
Firewall de inspeção de estado
Um tipo muito comum de firewall é o de inspeção de estado, também considerado o firewall tradicional.
Com base em critérios técnicos, como estados, portas específicas ou protocolos, ele permite ou bloqueia o tráfego. Suas decisões de filtragem determinam se os dados podem chegar no usuário.
O administrador, ao configurar o computador e a ferramenta, estabelece previamente esses critérios. Mas o firewall também toma decisões de forma autônoma com base nas interações anteriores, Por exemplo, os tipos de tráfego que causaram interrupções no passado serão filtrados no futuro.
Firewall de proxy
O firewall de proxy é muito semelhante com uma barreira física real, pois atua como intermediário entre redes externas e computadores. É o “guarda no portão”, que examina e avalia os dados recebidos antes de permitir a passagem para o usuário.
Os servidores proxy podem ter desvantagens, principalmente por interferir em dados que não são uma ameaça, o que gera atrasos. Eles podem, porém, oferecer recursos adicionais, como segurança de conteúdo e armazenamento em cache, pois evita conexões diretas de fora da rede.
Firewall de próxima geração
O firewall de próxima geração (NGFW) combina recursos de um firewall tradicional e de sistemas de prevenção de invasões de rede. Ele vai além da filtragem de pacotes e é a solução mais adequada para se manter atualizado quanto às ameaças mais modernas.
Empresas e redes sofisticadas utilizam o NGFW para para examinar e identificar perigos específicos em nível mais granular. Para tanto, outros recursos que vão além do padrão de firewall (inspeção stateful). Veja alguns:
- Reconhece e controla aplicações para detectar e bloquear aplicativos nocivos;
- Adota técnicas que lidam com ameaças à segurança em evolução;
- Atualiza caminhos para incluir feeds futuros de informação;
- Previne invasão integrada.
Existe, também, o NGFW focado em ameaças. Além de tudo que um NGFW tradicional oferece, ele tem detecção e remediação avançadas de ameaças.
Assim, o profissional consegue saber os recursos em maior risco, pois reconhece o contexto de forma completa. Ele também pode reagir rapidamente aos ataques cibernéticos, pois utiliza automação de segurança inteligente.
O NGFW focado em ameaças pode, ainda, detectar as atividades evasivas e suspeitas, que se relacionam com eventos de rede e endpoint. Sua atuação completa reduz bastante o tempo entre detecção e limpeza. Assim, contribui para uma melhor administração do ambiente.
Além de aprender o que é firewall, é muito importante identificar o tipo mais adequado à infraestrutura empresarial. Nem sempre, essa avaliação é fácil, motivo pelo qual a assistência de especialistas pode ajudar bastante os gestores.
Está com dúvidas sobre o melhor firewall para sua empresa? Fale com a Flowti!