O que é o assessment de infraestrutura e quais pontos de atenção?

Neste artigo, vamos explorar com o especialista Gabriel Miranda quais os benefícios e como funciona o assessment de infraestrutura, uma análise precisa sobre a infraestrutura de TI do cliente

O que é o assessment de infraestrutura?

Para iniciarmos, é preciso explicar do que se trata esta solução da Flowti. Assessment de infraestrutura nada mais é que a realização da análise nos componentes de infraestrutura do cliente, a exemplo de servidores físicos, virtualizadores, servidores virtuais, storage, redes e ativos de rede. 

Todo esse processo é realizado para levantar informações sobre a configuração atual do ambiente e se o cliente está realizando as melhores práticas. Também é visualizado como está a performance, e de acordo com a necessidade associada à análise, é apresentado um projeto que propõe as melhorias e adequações necessárias.

De acordo com Gabriel Miranda, Sales Specialist da Flowti, as melhores práticas envolvem uma série de ações. Mas, tudo depende do componente.

“Seria uma mudança de topologia, um ajuste na utilização do storage, uma correção de como são criadas as máquinas virtuais ou mesmo as normas para utilização. As boas práticas são universais, mas adaptáveis de acordo com cada ambiente. Para cada cenário há escolhas e variações personalizadas”, diz.

Um exemplo disso é sobre a topologia de rede que, às vezes, não está adequada ao modelo escolhido. Nesse caso, é criada a sugestão do ajuste para voltar a ser funcional.

O principal benefício do assessment de infraestrutura é ter a exata noção de como está a infraestrutura, observar os status atual, tempo de vida, performance, gerando uma visão completa. Fora isso, a Flowti indica o que é necessário ser feito para otimizar ao máximo a infraestrutura.

“Esta solução otimiza o investimento e posterga futuros gastos. Se eu melhorar a performance, termino fazendo economias”, explica Miranda.

Como você viu, o assessment de infraestrutura é um processo de avaliação da estrutura física e lógica de uma organização. Ele tem como objetivo identificar pontos de melhoria e oportunidades de otimização, a fim de garantir a disponibilidade, confiabilidade e segurança dos sistemas e serviços. Mas é preciso ter atenção às recomendações, pois, a atenção aqui é que se o cliente não seguir o assessment provavelmente terá menos resultados.

Pontos de atenção

Ao realizar um assessment de infraestrutura, é importante considerar os seguintes pontos:

  • Deve abranger todos os componentes da infraestrutura, incluindo servidores, redes, armazenamento, aplicações e sistemas operacionais;
  • Deve ser realizado periodicamente, para acompanhar as mudanças na infraestrutura e nos requisitos da organização;
  • Deve ser realizado de acordo com um padrão ou metodologia reconhecida, para garantir a confiabilidade dos resultados.

O assessment de infraestrutura é uma ferramenta importante para garantir a disponibilidade, confiabilidade e segurança dos sistemas e serviços. Ao realizar um assessment periódico, as organizações podem identificar e corrigir problemas antes que eles causem impacto negativo nos negócios.

Saiba mais sobre essa solução conversando com os especialistas da Flowti, clicando aqui.

Quer falar com um especialista da Flowti?

Solicite o contato agora mesmo!