Outsourcing de TI: como aplicar na sua empresa e melhorar sua performance
O outsourcing de TI pode ser o divisor de águas para aumentar a produtividade e a performance em sua empresa. Entenda mais!
O que é outsourcing de TI?
Outsourcing de TI significa, simplesmente, terceirizar processos e serviços relacionados à tecnologia da informação de uma empresa. É, portanto, uma parceria entre uma empresa de determinado nicho de mercado com outra empresa de tecnologia, sendo a responsável pela entrega e manutenção dos serviços contratados.
Quais são os benefícios do outsourcing para melhorar a performance da empresa?
Reduz os riscos
Quando se terceiriza alguns serviços a uma empresa especializada e competente, é possível eliminar ou reduzir vários riscos relacionados a projetos, desperdício de recursos, brechas de segurança, etc.
Reduz os gastos para manter a infraestrutura de TI
Algumas soluções terceirizadas — como as que envolvem a nuvem — tornam as despesas de manutenção do ambiente de TI bem mais acessíveis às empresas, inclusive as de pequeno porte.
Aumenta a produtividade e o foco no core business
Com outsourcing de TI, a empresa pode focar no seu negócio, enquanto os serviços de TI, total ou parcial, estão sendo executados por uma empresa especializada e com um time certificado para atender as necessidades tecnológicas, dessa forma é possível manter o foco no planejamento e execução da estratégia da empresa, aumentando os resultados e a produtividade de todos.
Tecnologia sempre atualizada na empresa
A terceirização mantém a sua empresa moderna e atualizada, sem que para isso seja preciso investir grandes somas de dinheiro. Isso porque as empresas de tecnologia já trabalham com ferramentas modernas e de ponta para garantir a satisfação de seus clientes.
Na computação em nuvem, por exemplo, dá para investir no uso de softwares mais atualizados sem precisar pagar todos os licenciamentos caros de uso.
Onde aplicar o outsourcing de TI na empresa?
Na prática, pode-se aplicar o outsourcing em todo ambiente de TI da empresa, ou, ainda, em partes dele.
Exemplos:
- Migração para cloud computing (SaaS, IaaS e PaaS);
- Serviços gerenciados;
- Serviço de backup de dados (o que também pode ser em nuvem);
- Consultoria e implantação de projetos de TI.
- Segurança da informação;
- Suporte técnico;
- Serviço de Governança da informação;
- Hospedagem de sites;
- Service Desk e Help Desk;
Quais são os cuidados a serem tomados antes de investir em outsourcing?
- Faça sempre um acordo formal de confidencialidade;
- Também não se esqueça de firmar um acordo formal de nível de serviço (SLA), mostrando indicadores de desempenho e considerando a aplicação de multa ou bonificação em casos de descumprimento do contrato, ou de superação de metas de desempenho;
- O contrato de outsourcing de TI também precisa esclarecer como se dará o pagamento pela prestação dos serviços – o que pode ser tanto um valor fechado ou um pagamento conforme o consumo do serviço pelo cliente.
- Exija todas as comprovações de que a empresa terceirizada está em compliance com leis e normas, evitando desgaste e problemas que gerem a descontinuação dos serviços.
- Verifique se a empresa possui time especializado e certificado nas tecnologias que você precisa.
- Antes de fechar o contrato, pesquise bastante sobre a empresa. Fale com os clientes que ela já tem, veja se existem cases de sucesso, saiba quais são os fornecedores dessas empresas (e se eles têm boa reputação no mercado).
Aplicar outsourcing de TI na empresa pode ser um importante passo para ela crescer equilibradamente e sem ficar de fora dos avanços tecnológicos, independentemente do seu nicho de atuação.
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