Outsourcing de TI: quando sua empresa precisa deste serviço?

O outsourcing é um modelo de gestão que vem sendo adotado por muitas empresas para a terceirização da TI, especialmente porque há falta de profissionais qualificados no mercado

Outsourcing de TI, em poucas palavras, trata da terceirização de serviços do departamento de TI. Tal prática pode ser uma ótima opção para a instituição que deseja reduzir custos, melhorar a eficiência e a produtividade ou obter acesso a novas tecnologias, sem se comprometer com burocracias.

É um investimento bem mais complexo do que contratar força de trabalho, apenas. Envolve também a entrega de serviços, suporte, consultorias, planejamento, execução de projetos e muito mais, pois está atrelado a tarefas especializadas.

As soluções em TI são inúmeras e contar com a disponibilidade de profissionais seniores é algo que precisa ser garantido todos os dias do ano, pois, a qualquer momento, pode haver uma necessidade urgente. Para isso, as empresas precisam contratar prestadores de serviços ultra especializados.

Qual a melhor hora de investir em outsourcing?

Alguns sinais indicam que chegou o momento de pensar em contratações de empresas especializadas:

1. Quando a empresa precisa diminuir custos

Terceirizar alguns serviços de TI pode ser a solução para que a empresa diminua custos de forma imediata. Um exemplo perceptível disso é quando ela decide migrar sua infraestrutura para a nuvem. Nesse caso, ela economiza com todos os custos de manutenção que os equipamentos demandam dentro da empresa e passa a investir apenas no serviço terceirizado – que fica responsável por toda infraestrutura técnica de manutenção e atualização do sistema.

2. Quando a sua equipe está sobrecarregada e precisa focar mais nas estratégias da empresa

O outsourcing de TI também é uma ótima solução quando você percebe que a sua equipe tem tantas tarefas que não está dando conta de cumprir as metas estabelecidas para que a empresa cresça.

Isso ocorre porque na maioria das vezes os colaboradores estão tão focados nas atividades-meio, ou seja, na manutenção de toda infraestrutura de TI e no gerenciamento de tudo, que não sobra tempo (e nem energia) para focar na análise e na implementação de soluções ligadas às estratégias do negócio.

Além disso, quando você faz parceria com uma empresa de confiança e de qualidade, você garante que os problemas técnicos e de segurança de dados sejam solucionados da melhor maneira possível, tirando essa preocupação e responsabilidade das mãos de sua equipe. E por falar em segurança:

3. Quando você precisa reforçar a segurança dos dados

É fato que, por mais que a infraestrutura de TI seja tratada com todo cuidado e atenção, ainda assim sabemos que nenhum sistema é 100% seguro, não é mesmo? Ainda mais com grandes empresas que utilizam muitos dispositivos e trocam milhares de dados diariamente. Por isso, falhas internas e ataques externos podem acontecer.

A terceirização, nesse caso, pode ser uma solução prática para reforçar a segurança com o que há de mais moderno e com uma equipe capacitada, sem que a empresa precise gastar muito. Com o outsourcing de TI, você pode apenas monitorar os sistemas, mas toda parte técnica ficará por conta da contratada.

4. Quando a empresa quer manter os sistemas atualizados e modernos, ela pode partir para o outsourcing de TI

Se a sua empresa tem equipamentos mais antigos ou um sistema robusto que está desatualizado, chegou a hora de investir na terceirização das soluções, o que pode incluir a virtualização de servidores e cloud computing.

Somente com sistemas modernos e atualizados a empresa consegue ter mais produtividade, segurança e qualidade nos resultados (e no atendimento ao cliente). Quando você terceiriza, a contratada fica responsável por garantir que o sistema seja eficiente, moderno e que atenda perfeitamente ao que a empresa necessita.

Pesquisa aponta falta de profissionais em TI

A pesquisa IT Trends Snapshot 2023, realizada pela Logicalis, trouxe claramente que os profissionais de TI estão em escassez, como já notado pelo mercado. Cerca de 59% das empresas afirmaram que já ampliaram a contratação de serviços / soluções de fornecedores terceirizados, 48% das empresas desenvolvem programas de formação de profissionais e 43% contratam serviços de outsourcing.

Uma segunda pesquisa realizada pelo Google em parceria com a Associação Brasileira de Startups projetou que cerca de 53 mil profissionais de TI irão se formar por ano entre 2021 e 2025. Mas a demanda será de 800 mil profissionais, segundo a associação das empresas de tecnologia, a Brasscom. Ou seja, estima-se um déficit de 530 mil profissionais de TI.

A solução, portanto, se dá na contratação de empresas especializadas para que a necessidade do negócio seja suprida, com profissionais seniores capazes de resolver qualquer problema de TI. 

Flowti: soluções de outsourcing de TI

Neste cenário, o outsourcing surge como uma solução importante para quem precisa de profissionais especializados de TI. A empresa de tecnologia oferece entre os seus serviços, outsourcing de TI para empresas de todos os portes, com três modelos principais: Start, Part Time e Full Time. Saiba mais conversando com nossos especialistas.

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