Por que fazer um upgrade da sua infraestrutura de TI?

No artigo de hoje, separamos alguns motivos que explicam o porquê você não pode adiar a atualização da infraestrutura de TI do seu negócio e dicas de como fazer isso com o melhor custo-benefício do mercado.

Realizar um upgrade da infraestrutura de TI é fundamental e os motivos não faltam: garante o desempenho do servidor, otimiza o gerenciamento de ativos, evita gastos desnecessários e aumenta a confiabilidade do setor de TI. Mas, na prática, os upgrades só são planejados e executados depois que a infraestrutura começa a gerar problemas, exigindo manutenções constantes com equipamentos ultrapassados, por exemplo. 

Confira agora porque você precisa realizar o upgrade se sua infraestrutura de TI:

1. Você precisa fazer o upgrade da sua infraestrutura de TI para garantir a manutenção do desempenho do servidor

A cada ano que passa, o desempenho do servidor vai caindo até chegar em um ponto em que a performance do equipamento já não alcança nem a metade do que alcançava no início? Aliás, isso é bastante comum quando o assunto é tecnologia.

O problema é que quando estamos falando da infraestrutura de TI de uma empresa, essa queda do desempenho aumenta o risco de falhas e até do tempo de inatividade. Por isso é tão importante manter tudo devidamente atualizado.

 

2. O upgrade da infraestrutura de TI otimiza o gerenciamento dos ativos

Quando se atualiza as ferramentas específicas de gerenciamento, permite-se um rastreamento da carga de trabalho, e, consequentemente, uma melhor análise de desempenho dos processos.

Além disso, o upgrade periódico dos servidores também garante que as versões mais recentes de patches e firmwares funcionem adequadamente, tornando os dispositivos mais seguros e dentro dos padrões específicos exigidos por empresas e governos.

 

3. Quando você faz o upgrade da infraestrutura de TI, evita gastos com manutenção de algo ultrapassado

Se você está em dúvida se chegou a hora de investir no upgrade da infraestrutura de TI, mas ainda acha melhor gastar com a manutenção de recursos já ultrapassados, então nada melhor do que partir para fazer as contas.

Coloque tudo detalhadamente na ponta do lápis e entenda os custos de cada escolha. Como os contratos de manutenção de servidores costumam expirar entre três e cinco anos, os problemas geralmente começam a aumentar depois desse período, lembrando que a performance diminui a cada ano.

Além disso, quanto mais ultrapassados os hardwares estiverem, mais caro vai ficar para manter e até será mais difícil repor. Some tudo isso aos dados da empresa contidos neles – que são os ativos mais importantes do negócio. O prejuízo pode realmente ser grande.

 

4. O upgrade da infraestrutura de TI aumenta a confiabilidade do departamento de TI da empresa

Por fim, quando a infraestrutura de TI não é atualizada periodicamente, pode ocasionar vários (e longos) períodos de inatividade do sistema, muitos deles não planejados. E isso pode gerar uma verdadeira bola de neve na rotina de toda a equipe e de todos os departamentos.

Saiba que a tecnologia está evoluindo cada vez mais rápido e atualmente já existem sistemas modernos que contam com recursos que avisam sobre problemas de falhas iminentes ou de incompatibilidade. Isso aliado a um suporte proativo certamente aumenta mais a confiabilidade da infraestrutura de TI e da própria equipe responsável por ela.

E então, o que fazer?

Existem algumas formas de realizar um upgrade da sua infraestrutura de TI. Aqui, focamos em explicar duas delas: ou migrando sua infraestrutura para a nuvem ou permanecendo on premise.

Quando se opta por continuar com a infraestrutura física do ambiente de TI na empresa, o upgrade se dá por meio de uma análise completa do atual estado dessa estrutura, tanto nos equipamentos quanto nos softwares e aplicações.

Nesses casos, é possível trocar equipamentos obsoletos por outros mais modernos, bem como atualizar licenças de softwares e adicionar componentes para aumentar a segurança dos dados.

A outra maneira de você realizar um completo upgrade é migrando a sua infraestrutura de TI para a nuvem. Essa é a forma mais moderna e com o melhor custo-benefício da atualidade. Estamos falando do modelo IaaS (Infrastructure as a Service).

Na prática, trata-se da terceirização da infraestrutura de TI para uma empresa fornecedora que disponibiliza servidores e data centers em cloud computing. Além de economizar no espaço físico e liberar a sua equipe para outras funções estratégicas, esse modelo de serviço é ideal para pequenas e médias empresas que estejam crescendo rápido e precisam que a infraestrutura de TI acompanhe.

Além da segurança e de um bom suporte técnico, outro benefício do IaaS é a escalabilidade que ele proporciona ao negócio.

Isso quer dizer que você pode ir contratando apenas o que precisar para o momento – ou seja, você paga apenas pelo que realmente utiliza, seja mais memória, mais capacidade de armazenamento, roteadores, racks, servidores, processamento e tudo o que envolve um ambiente de TI.

Ou seja, a infraestrutura vai se modernizando e crescendo à medida que a sua empresa e os recursos financeiros crescem também.

Independentemente do modelo de upgrade de TI escolhido, saiba que a Flowti pode te ajudar nesse processo, desde a fase de planejamento até a conclusão. Converse com nossos especialistas clicando aqui.

Quer falar com um especialista da Flowti?

Solicite o contato agora mesmo!