Qual é a diferença entre infraestrutura hiperconvergente e convergente?

As infraestruturas hiperconvergente e convergente surgem como soluções inovadoras para modernizar e otimizar a TI da sua empresa. Mas, qual delas é a ideal para a sua empresa? Confira os detalhes neste artigo de blog.

Entenda o que é a infraestrutura hiperconvergente e a convergente

A infraestrutura de TI é a base fundamental para o funcionamento de qualquer organização moderna. Ela é composta por diversos elementos que se integram para fornecer os recursos de hardware, software e rede necessários para executar as operações de negócios.

Este guia da Flowti traz uma visão abrangente sobre as infraestruturas hiperconvergente e convergente, explorando suas definições, componentes, benefícios, desvantagens e como escolher a solução ideal para suas necessidades.

Vamos começar agora falando sobre os conceitos de cada uma e seguimos detalhando as funcionalidades.

Definição de Infraestrutura Hiperconvergente (HCI):

A Infraestrutura Hiperconvergente integra todos os componentes da infraestrutura de TI, como servidores, armazenamento, rede e virtualização, em um único sistema definido por software. Isso significa que você pode escolher os hardwares de sua preferência e desfrutar de maior flexibilidade e escalabilidade.

Os benefícios da HCI incluem:

  • Flexibilidade total para escolher os hardwares que melhor atendem às suas necessidades.
  • Escalabilidade sem limites para aumentar ou diminuir sua capacidade de forma instantânea.
  • Desempenho otimizado por meio de uma arquitetura projetada para alto desempenho e confiabilidade.
  • Gerenciamento simplificado com uma única interface para gerenciar todo o ambiente virtualizado.

Já as desvantagens da HCI são relacionadas ao custo inicial mais alto e a complexidade do gerenciamento, pois requer conhecimento técnico para configurar e otimizar o sistema.

Definição de Infraestrutura Convergente (CI):

A CI integra hardware e software em um único sistema pré-configurado, simplificando o gerenciamento e reduzindo custos. Servidores, armazenamento, rede e virtualização se unem em um pacote completo, facilitando a vida do administrador.

Benefícios da CI:

  • Implementação rápida e fácil, ideal para quem busca praticidade.
  • Uma única interface para gerenciar todo o sistema.
  • Reduz custos com hardware, software e mão de obra especializada.
  • Possibilidade de expandir sua capacidade conforme suas necessidades.

Como desvantagens da CI, temos a personalização limitada pela pré-configuração, um único fornecedor e desempenho menos preciso. 

Comparação entre HCI e CI:

Característica

HCI

CI

Flexibilidade

Alta

Baixa

Escalabilidade

Alta

Alta

Desempenho

Alto

Variável

Custo inicial

Alto

Baixo

Complexidade de gerenciamento

Alta

Baixa

Certo, mas como escolher a melhor configuração para minha empresa?

A escolha entre HCI e CI depende de suas necessidades, sendo uma decisão totalmente individualizada. A HCI oferece mais flexibilidade e escalabilidade, mas exige um investimento inicial maior e conhecimento técnico para gerenciar. A CI é mais simples e econômica, mas menos flexível e personalizável. O ideal é entender sua demanda de maneira ampla e contar com a ajuda de um bom profissional de TI.

A Flowti é especialista em soluções completas de TI. Nossos especialistas te ajudarão a escolher a solução ideal para suas necessidades, levando em conta seu orçamento, ambiente de TI e objetivos de negócio. Agende uma conversa

Quer falar com um especialista da Flowti?

Solicite o contato agora mesmo!