VPN Proxy: Qual é a diferença e por que utilizar?

VPN Proxy. Dois termos utilizados como semelhantes, mas que possuem diferenças que orientam o uso de cada um.

VPN Proxy. Esses dois termos são utilizados como semelhantes, pois apresentam características comuns. Mas existem diferenças que orientam o uso de cada um, especialmente quanto à cibersegurança. Conheça!

O que é VPN Proxy?

Para que serve o VPN Proxy? Ou seria melhor pensar em VPN vs Proxy? VPN é a sigla para Virtual Private Network (rede privada virtual). Ela cria uma rota criptografada entre computador e servidor, de modo que o usuário e seus dados ficam no anonimato. 

É ideal para quem quer utilizar a internet evitando invasão de privacidade ou conseguindo acesso a sites bloqueados. Mas VPN ou Proxy não fazem a mesma coisa?

Proxy é uma espécie de navegação por procuração. Há utilização de um servidor que serve como intermediário entre o usuário e o conteúdo consumido na rede. Por isso, muitas pessoas pensam em VPN Proxy como a mesma coisa, pois o efeito é o mesmo. Ou seja, ter um intermediário na conexão do usuário com a internet, de modo que o usuário aparece online como se estivesse conectado a outra localidade.

Então por que pensar em VPN vs Proxy? 

Qual a diferença de VPN e Proxy?

O modo como VPN Proxy faz essa “simulação” de origem difere, e isso afeta a criptografia, o nível de privacidade e outras funcionalidades de segurança de dados. Proxies mascaram o endereço IP do usuário somente. Todo o tráfego de dados permanece em aberto, sem camada de proteção ou criptografia. Já as Redes Virtuais Privadas (VPNs) também ocultam a origem real dos dados. Mas essa é a única semelhança entre VPN Proxy.

As VPNs conseguem redirecionar todo o tráfego do dispositivo, e todos os dados são submetidos a um processo de criptografia (envelopamento das informações e tráfego por túnel). Assim, o dispositivo é conectado seguramente a uma rede remota. Proxies são configurados em aplicativos. Ou seja, eles não redirecionam a conexão de um computador. Na prática, você não consegue configurar um computador ou roteador para usar um Proxy.

VPN Proxy: qual escolher?

Como usar VPN Proxy? Qual é o melhor servidor Proxy? VPN ou Proxy? Depende de seu objetivo.

Se você realizar atividades sem manusear ou transferir dados sensíveis, pode utilizar um Proxy. Deseja só transpor barreiras e filtros regionais para acessar um conteúdo online de outro país? Ou acessar conteúdos que são impedidos? O Proxy servirá. Não há criptografia.

Todavia, não utilize um Proxy quando for realizar a transmissão de dados sensíveis pela internet. Acesso à conta bancária e compras online são bons exemplos, porque você não estará seguro com o Proxy. Por outro lado, se você não quer se preocupar em escolher entre VPN Proxy, use o VPN. Ela é ideal para tráfego de dados de qualquer natureza, inclusive sensíveis. Em ambientes corporativos, portanto, é a escolha mais certa. 

O único porém é que a segurança a mais tem seu preço. É possível, sim, encontrar redes privadas virtuais gratuitas. Mas os melhores fornecedores exigem uma assinatura mensal (normalmente em dólar). 

Ainda está em dúvida sobre VPN vs Proxy? Vamos resumir. 

Use um Proxy:

  • Quando não há necessidade de executar atividade online envolvendo informações pessoais sigilosas;
  • Se precisa somente de proteção básica de IP (Proxy anônimo), sem criptografia de dados;
  • Se deseja contornar restrições geográficas de conteúdo.

PROGRAMA DE DIAGNÓSTICO DE VULNERABILIDADE — Identifique as brechas de segurança do seu ambiente. Saiba mais!

Use uma VPN:

  • Caso precise se conectar em contas pessoais utilizando uma rede Wi-Fi pública;
  • Caso precise de criptografia do tráfego que entra e sai do seu equipamento;
  • Se deseja contornar restrições de internet com frequência;
  • Se deseja esconder seu endereço IP e localização real.

Agora que você sabe as diferenças entre VPN Proxy, avalie suas necessidades para encontrar a melhor solução. Conte com o auxílio de uma empresa especializada, como a Flowti, para determinar a ferramenta ideal para seus negócios!

Blog

Quer falar com um especialista da Flowti?

Solicite o contato agora mesmo!