10 razões para sua empresa ter um Cloud Backup

Descubra porque o cloud backup pode ser uma boa opção para sua empresa.

Investir em uma boa solução de backup sempre foi, mas torna-se cada vez mais importante para as empresas, uma vez que o volume da massa de dados que circulam hoje em dia dentro de uma organização é gigantesco. Soma-se a isso, o fato de que em face à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas precisam garantir a segurança dos dados de seus clientes. 

A Cloud tem se tornado uma solução cada vez mais popular, tanto para a sustentação de infraestruturas de TI totalmente na nuvem, como para soluções de backup altamente eficientes. Trazemos neste artigo 10 razões para você considerar investir no Cloud Backup!

O que é cloud backup?

O cloud backup pode ser definido como uma cópia de segurança de todos os dados e aplicativos dos servidores da empresa, armazenados em um servidor remoto, em nuvem.

As organizações optam por fazer o backup na nuvem por que isso facilita o acesso rápido a todos os arquivos e aplicativos, caso ocorra uma falha no sistema, indisponibilidade dos data centers ou desastres naturais.

Para as empresas, é extremamente relevante ter um backup de todos os seus dados, tendo em vista a relevância das operações digitais nos dias de hoje. 

Ao contar com um cloud backup, é possível recuperar os dados e aplicativos por meio de um navegador da web ou do painel de controle do servidor de acesso.

Qual a diferença para o armazenamento local?

Como explicamos, o cloud backup é feito na nuvem. O armazenamento local, por sua vez, é a maneira mais tradicional de fazer cópias de segurança, usando hardwares de disco rígido ou fitas.

No caso do backup local, as cópias não ficam armazenadas em nuvem, mas sim em mídias físicas. Os arquivos copiados podem ficar em pen-drives, HDs externos, CDs, DVDs etc.

Como as mídias físicas são muito vulneráveis e podem estragar, por exemplo, o cloud backup se diferencia, principalmente, pela segurança que proporciona.

Por que investir em cloud backup?

Investir em cloud backup tornou-se uma grande oportunidade para as empresas trabalharem com tecnologia de ponta, sem a necessidade realizarem pesados investimentos em hardware. Você passa a contratar o serviço como assinatura, adequado ao fluxo de caixa e com recursos de última geração.

Com a popularização do trabalho remoto, os funcionários das companhias passaram a trabalhar em qualquer local. O backup em nuvem viabiliza o acesso aos dados, de qualquer lugar, desde que exista conexão com a internet.

O ganho de tempo com a gestão do backup em nuvem é outro grande diferencial, pois as soluções tendem a ser mais práticas para se configurar processos.

Além disso, o cloud backup é um importante investimento para a segurança das informações. Vale lembrar que já vigora no Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Com a legislação, tomar cuidados com dados armazenados nas empresas nunca foi tão importante.

Quais são os 10 principais benefícios de contar com o cloud backup?

Você já deve ter entendido como é importante investir em cloud backup para a sua empresa, não é mesmo?

Para que compreenda ainda mais, listamos os 10 principais benefícios de contar com o cloud backup na sua organização. Não deixe de conferir!

1. Prevenir falhas humanas ou naturais

Quando o backup é feito de forma tradicional, todas as cópias são colocadas em dispositivos físicos, conforme explicamos. Como em algum momento esse processo sofre interação humana, ele acaba estando  mais vulnerável a riscos de falhas.

Isso deixa de acontecer no modelo de cloud backup, em que há todo um processo de automação dos processos e prevenção das falhas humanas.

Além disso, também há prevenção contra desastres naturais. Se os dados ficarem em um data center local, nas estruturas da empresa e ocorrer um incêndio ou alagamento no local, por exemplo, os equipamentos são danificados e tudo pode ser perdido. Isso não acontece com o backup em nuvem.

2. Mais segurança de dados

O backup em nuvem também proporciona muito mais segurança para os dados armazenados. Isso porque os datacenters em que as informações ficam armazenadas são totalmente seguros e criptografados.

A criptografia de ponta a ponta funciona como uma “capa de proteção”, evitando que hackers acessem ou roubem dados da sua empresa, por exemplo.

Além disso os principais datacenters em nuvem estão em conformidade com as principais legislações de segurança de dados internacionais, pois possuem clientes no mundo todo. Dificilmente uma estrutura de backup on premises atenderia a todas essas exigências.

3. Acessibilidade em qualquer lugar

O acesso ao cloud backup pode ser feito em qualquer local, desde que haja acesso à internet.

Para isso, basta que o usuário tenha um login e senha do sistema, para que possa acessar todos os dados em navegadores da internet, gerenciando tanto as cópias como o restore de dados.

4. Evitar sobrecarga de servidores

Quando as empresas que fazem backups em servidores físicos fazem cópias dos itens armazenados, costumam agendar essa atividade para os finais de semana ou em horários em que não há tanta demanda dos sistemas.

Isso é necessário para evitar a sobrecarga dos servidores. Porém, quando se usa o cloud backup, essa prática se torna dispensável, permitindo que o backup seja realizado com uma frequência maior. 

5. Maior escalabilidade do negócio

As empresas devem ter flexibilidade para aumentar ou diminuir os seus recursos de backup, de acordo com as suas operações.

Quando se adota o cloud backup isso é possível, o que proporciona uma maior escalabilidade do negócio.

6. Custo-benefício

Se a sua empresa precisa fazer economia, o backup em nuvem também é uma excelente opção.

O custo-benefício vale muito a pena, tendo em vista que se reduzem os gastos com hardwares, espaços físicos e até mesmo a necessidade de ter um time de TI muito grande na companhia.

7. Mais recursos de provedores

As empresas que optam pelo cloud backup têm à disposição uma série de recursos disponibilizados pelos servidores.

Além da criptografia, que falamos anteriormente, há a possibilidade de ter uma boa interface web, a transferência segura pela internet, análise de consistência dos arquivos, proteção antiramsomware, capacidade de restore universal, etc.

8. Possibilidade de autogerenciamento

Os recursos de cloud computing são autogerenciáveis. Isso significa que, para acessar as cópias de segurança, não é necessário estar no local em que elas se encontram.

O autogerenciamento ajuda a otimizar o tempo dos responsáveis pelo backup, liberando a equipe para o desenvolvimento do negócio.

9. Serviço ilimitado

Atualmente, as empresas lidam com muitos dados diariamente. Por conta disso, conforme o tempo passa, mais informações vão sendo acumuladas.

O cloud backup é um serviço ilimitado que cresce de acordo com a sua necessidade de armazenamento. Dessa forma, as organizações podem armazenar a quantidade de dados que for necessário, sem que haja necessidade de compra de equipamentos físicos para ampliar o armazenamento dos dados dentro da empresa.

10. Facilidade para recuperação

A facilidade para recuperação é uma das grandes vantagens do cloud backup. Se, por qualquer incidente crítico, perder-se dados importantes dos sistemas da empresa, eles rapidamente poderão ser recuperados através de um restore, para qualquer local.

Isso garante mais agilidade nas operações e evita que a organização tenha complicações por perder arquivos importantes para a condução de suas atividades.

Como a Flowti pode ajudar a sua empresa?

A Flowti é uma empresa especialista em recursos de TI e está à disposição para ajudar a sua organização a implementar e manter a sua solução de backup. 

Possuímos em nosso portfólio o produto Backup as a Service (BaaS), onde entregamos através de contrato mensal, uma solução de backup em nuvem com tecnologia de ponta, seguindo as principais normativas técnicas, com testes periódicos de restore e monitoramento feito por um time de especialistas em segurança da informação.

Além disso, temos um portfólio completo que permite que os nossos clientes trilhem uma jornada de evolução tecnológica para aumentar o nível de maturidade digital. Conheça as principais linhas de atuação da Flowti:

Serviços gerenciados

Contrate especialistas em governança e gestão de alto nível, para garantir a continuidade da sua operação, evitando paradas indesejadas, minimizando perdas e liberando sua equipe de TI para trazer mais valor ao negócio. Tudo isso por meio de nossos serviços gerenciados.

Projetos de transformação

Transforme a sua infraestrutura de forma integrada ao negócio para sempre estar atualizado com as maiores novidades tecnológicas, tornando-se ainda mais competitivo.

Produtos

Trabalhe com o que há de mais moderno em produtos no mercado da tecnologia, com amplo serviço de compra, licenciamento, arquitetura da solução, implantação e configuração.


Viu como a Flowti pode ajudar a sua empresa a ter boas soluções de cloud backup? Para saber mais e contar com os nossos serviços, entre em contato conosco!

Notícias Flowti Blog

Quer falar com um especialista da Flowti?

Solicite o contato agora mesmo!