Banco de dados Oracle: diferença entre versões Standard e Enterprise
Entenda a diferença entre as versões Standard e Enterprise do banco de dados Oracle.
Neste artigo esclareceremos uma dúvida comum entre quem planeja investir no banco de dados Oracle: afinal, qual é a diferença entre as versões Standard e Enterprise? Como saber qual delas é a melhor opção para gerenciar os dados do meu negócio?
Sabemos que o Oracle é um dos bancos de dados (SGBDs) mais utilizados pelas empresas. Afinal, ele possui muitas características e funcionalidades que tornam os produtos robustos, seguros e confiáveis — sem falar na alta flexibilidade e nos recursos que otimizam a performance.
por falar em flexibilidade, o banco de dados Oracle pode ser implementado de várias maneiras:
- Na nuvem, por meio de um modelo de assinatura;
- No data center da empresa, com a aquisição de licenças de uso perpétuas com taxas anuais de suporte (você também pode transferir essa licença para a nuvem, gerando descontos);
- Em máquinas da nuvem Oracle, sendo colocadas fisicamente no interior do data center da empresa, cujo modelo de cobrança é por assinatura.
Portanto, agora entenderemos melhor as principais características e diferenças entre as duas versões do banco de dados Oracle.
Banco de dados Oracle: Versão Standard
A versão Standard do banco de dados Oracle é uma solução mais simples se comparada com a Enterprise. Ela é muito utilizada por empresas de pequeno e médio porte.
A sua mais recente atualização — Oracle Database 19c Standard Edition — está disponível nas plataformas Windows, Linux, AIX, HP/UX, Solaris e também no Oracle Cloud. A versão Standard do banco de dados Oracle possui um limite de hardware de até 2 processadores físicos e um limite de software de 8 threads simultâneas por instância.
Eis algumas vantagens da versão Standard:
- Defense-in-depth Database Security: Funcionalidade que aborda ameaças que estejam evoluindo, bem como a regulamentações de privacidade de dados.
- Otimização automática de dados: Recurso de gerenciamento eficiente dos dados, melhorando o desempenho e diminuindo os custos de armazenamento.
- Altos níveis de consolidação na nuvem: Não existe a necessidade de alterar aplicativos já existentes.
- Proteção contra falhas: sejam falhas de sites, falhas humanas, de servidor e redução do tempo de inatividade planejado.
- Sequência de eventos escalável: Recursos melhorados de big data.
- Gerenciamento de backup.
Na atualização 19c, entram dois recursos importantes, tais como a instalação opcional para o repositório de gerenciamento de infraestrutura de grade, além do suporte à automação de scripts raiz para instalar o banco de dados Oracle.
Claro que cada versão do banco de dados deve ser homologada pelo fabricante do ERP (aplicação), como, por exemplo, a versão 19c. Importante, Se a sua empresa utiliza as versões anteriores do Oracle Database Standard, saiba que a atualização 19c não suporta mais o Real Application Clusters (RAC).
Banco de dados Oracle: Versão Enterprise
O banco de dados Oracle Enterprise é uma solução top de linha das versões. Por ter uma gama de opções mais avançadas de segurança e disponibilidade, é uma escolha de empresas que possuem negócios críticos e dinâmicos.
Na versão Enterprise, é possível ter um gerenciamento único para todos os ativos do centro de dados e também da nuvem.
Ou seja, você consegue gerenciar todas as implantações do Oracle (e do não-Oracle) de um único ambiente — isso inclui o gerenciamento do data center da empresa, da nuvem, além de outros ativos de hardware e software, incluindo sistemas de engenharia e middleware. Tudo isso gera maior visibilidade dos dados e uma análise mais inteligente.
Eis alguns exemplos de recursos do banco de dados Oracle Enterprise:
- Identificação de riscos de segurança;
- Simplificação e automatização de tarefas do DBA;
- Verificação de Patchs de atualização;
- Monitoramento dos componentes de bancos de dados, servidores e aplicações;
- Geração de relatórios de disponibilidade e performance;
- Gerenciamento de backups.
Cada recurso disponibilizado na versão Enterprise é preciso verificar se precisar pagar o licenciamento a parte (cost extra).
Ebook completo sobre "Saiba tudo sobre cibersegurança". Baixe aqui gratuitamente!
Qual é a melhor versão de banco de dados Oracle para minha empresa?
Não existe uma versão boa ou ruim em relação ao banco de dados Oracle. Existe a versão ideal para o seu negócio e que atenderá suas necessidades — e isso dependerá de uma série de fatores, tais como:
- Quantidade de hardware e software;
- Recursos de otimização do gerenciamento;
- Demandas de segurança dos dados;
- Suportes.
A versão Standard, como dissemos, é mais simples que a Enterprise. Ainda assim, ela é uma excelente opção se a sua empresa tiver um nível menor de complexidade. Por isso ela vem sendo uma escolha de pequenos e médios negócios. Além disso, à medida que a demanda cresce — inclusive a demanda por mais segurança dos dados —, é possível fazer a migração segura para a versão Enterprise.
Em todos os casos, é preciso ficar atento, já que o licenciamento do banco de dados Oracle precisa ser feito corretamente e cada um deles possui suas regras.
Por isso, o ideal é que você converse com um especialista no assunto para que ele te oriente quanto à escolher o melhor banco de dados para o seu caso, bem como explique quais são os termos de licenciamento para o uso do banco de dados Oracle.