Flowti
  • Soluções
  • Conteúdo
  • Contato
Service Desk  

Serviços Gerenciados

  • Cloud
    Cloud Reseller
  • Continuidade dos Negócios
    Backup Disaster Recovery as a Service
  • Governança de TI
    Suporte Especializado Outsourcing Alocação de profissionais NOC as a Service
  • Segurança e Privacidade
    SOC as a Service Manutenção do Programa de Privacidade Firewall as a Service

Projetos de Transformação

  • Cloud
  • Continuidade dos Negócios
    Continuidade de Negócio Disaster Recovery Plan (DRP/PCN)
  • Governança de TI
    Evolução Tecnológica Assessment Infraestrutura Performance & Tuning
  • Segurança e Privacidade
    Programa de Adequação à LGPD DPO Academy HIPAA Compliance Assessment Programa de Diagnóstico de Vulnerabilidade

Produtos

  • Blog
  • Cases
  • Materiais Educativos
  • Fale Conosco
  • Trabalhe Conosco
  • Service Desk
  • Soluções

    Serviços Gerenciados

    • Cloud
      Cloud Reseller
    • Continuidade dos Negócios
      Backup Disaster Recovery as a Service
    • Governança de TI
      Suporte Especializado Outsourcing Alocação de profissionais NOC as a Service
    • Segurança e Privacidade
      SOC as a Service Manutenção do Programa de Privacidade Firewall as a Service

    Projetos de Transformação

    • Cloud
    • Continuidade dos Negócios
      Continuidade de Negócio Disaster Recovery Plan (DRP/PCN)
    • Governança de TI
      Evolução Tecnológica Assessment Infraestrutura Performance & Tuning
    • Segurança e Privacidade
      Programa de Adequação à LGPD DPO Academy HIPAA Compliance Assessment Programa de Diagnóstico de Vulnerabilidade

    Produtos

  • Conteúdo

    Blog

    Cases

    Materiais Educativos

  • Contato

    Fale Conosco

    Trabalhe Conosco

Social

Fale Conosco
Fones

+55 47 3035.3777

FLOWTI TECNOLOGIA LTDA
CNPJ: 23.064.331/0001-90
Inscrição Estadual: Isento
+55 (47) 3035-3777
Av. Consul Carlos Renaux, nº 141, sala 402
Centro - Brusque - SC – 88.350-001

  1. Flowti >
  2. Blog

Banco de dados Oracle: diferença entre versões Standard e Enterprise

Banco de Dados 24/02/2021

Entenda a diferença entre as versões Standard e Enterprise do banco de dados Oracle.

Neste artigo esclareceremos uma dúvida comum entre quem planeja investir no banco de dados Oracle: afinal, qual é a diferença entre as versões Standard e Enterprise? Como saber qual delas é a melhor opção para gerenciar os dados do meu negócio?

Sabemos que o Oracle é um dos bancos de dados (SGBDs) mais utilizados pelas empresas. Afinal, ele possui muitas características e funcionalidades que tornam os produtos robustos, seguros e confiáveis — sem falar na alta flexibilidade e nos recursos que otimizam a performance. 

por falar em flexibilidade, o banco de dados Oracle pode ser implementado de várias maneiras:

  • Na nuvem, por meio de um modelo de assinatura;
  • No data center da empresa, com a aquisição de licenças de uso perpétuas com taxas anuais de suporte (você também pode transferir essa licença para a nuvem, gerando descontos);
  • Em máquinas da nuvem Oracle, sendo colocadas fisicamente no interior do data center da empresa, cujo modelo de cobrança é por assinatura.

Portanto, agora entenderemos melhor as principais características e diferenças entre as duas versões do banco de dados Oracle.

Banco de dados Oracle: Versão Standard

A versão Standard do banco de dados Oracle é uma solução mais simples se comparada com a Enterprise. Ela é muito utilizada por empresas de pequeno e médio porte. 

A sua mais recente atualização — Oracle Database 19c Standard Edition — está disponível nas plataformas Windows, Linux, AIX, HP/UX, Solaris e também no Oracle Cloud. A versão Standard do banco de dados Oracle possui um limite de hardware de até 2 processadores físicos e um limite de software de 8 threads simultâneas por instância.

Eis algumas vantagens da versão Standard:

  • Defense-in-depth Database Security: Funcionalidade que aborda ameaças que estejam evoluindo, bem como a regulamentações de privacidade de dados.
  • Otimização automática de dados: Recurso de gerenciamento eficiente dos dados, melhorando o desempenho e diminuindo os custos de armazenamento.
  • Altos níveis de consolidação na nuvem: Não existe a necessidade de alterar aplicativos já existentes.
  • Proteção contra falhas: sejam falhas de sites, falhas humanas, de servidor e redução do tempo de inatividade planejado. 
  • Sequência de eventos escalável: Recursos melhorados de big data.
  • Gerenciamento de backup. 

Na atualização 19c, entram dois recursos importantes, tais como a instalação opcional para o repositório de gerenciamento de infraestrutura de grade, além do suporte à automação de scripts raiz para instalar o banco de dados Oracle. 

Claro que cada versão do banco de dados deve ser homologada pelo fabricante do ERP (aplicação), como, por exemplo, a versão 19c. Importante, Se a sua empresa utiliza as versões anteriores do Oracle Database Standard, saiba que a atualização 19c não suporta mais o Real Application Clusters (RAC).

Banco de dados Oracle: Versão Enterprise

O banco de dados Oracle Enterprise é uma solução top de linha das versões. Por ter uma gama de opções mais avançadas de segurança e disponibilidade, é uma escolha de empresas que possuem negócios críticos e dinâmicos. 

Na versão Enterprise, é possível ter um gerenciamento único para todos os ativos do centro de dados e também da nuvem. 

Ou seja, você consegue gerenciar todas as implantações do Oracle (e do não-Oracle) de um único ambiente — isso inclui o gerenciamento do data center da empresa, da nuvem, além de outros ativos de hardware e software, incluindo sistemas de engenharia e middleware. Tudo isso gera maior visibilidade dos dados e uma análise mais inteligente. 

Eis alguns exemplos de recursos do banco de dados Oracle Enterprise:

  • Identificação de riscos de segurança;
  • Simplificação e automatização de tarefas do DBA;
  • Verificação de Patchs de atualização;
  • Monitoramento dos componentes de bancos de dados, servidores e aplicações;
  • Geração de relatórios de disponibilidade e performance;
  • Gerenciamento de backups.

Cada recurso disponibilizado na versão Enterprise é preciso verificar se precisar pagar o licenciamento a parte (cost extra).

Ebook completo sobre "Saiba tudo sobre cibersegurança". Baixe aqui gratuitamente!

Qual é a melhor versão de banco de dados Oracle para minha empresa?

Não existe uma versão boa ou ruim em relação ao banco de dados Oracle. Existe a versão ideal para o seu negócio e que atenderá suas necessidades — e isso dependerá de uma série de fatores, tais como:

  • Quantidade de hardware e software;
  • Recursos de otimização do gerenciamento;
  • Demandas de segurança dos dados;
  • Suportes.

A versão Standard, como dissemos, é mais simples que a Enterprise. Ainda assim, ela é uma excelente opção se a sua empresa tiver um nível menor de complexidade. Por isso ela vem sendo uma escolha de pequenos e médios negócios. Além disso, à medida que a demanda cresce — inclusive a demanda por mais segurança dos dados —, é possível fazer a migração segura para a versão Enterprise.

Em todos os casos, é preciso ficar atento, já que o licenciamento do banco de dados Oracle precisa ser feito corretamente e cada um deles possui suas regras.

Por isso, o ideal é que você converse com um especialista no assunto para que ele te oriente quanto à escolher o melhor banco de dados para o seu caso, bem como explique quais são os termos de licenciamento para o uso do banco de dados Oracle.

18551120230602647a3b0f4330c.png
Autor

Equipe de Conteúdo Flowti

Oracle banco de dados data center software backup

Blog

Ver todas
img-01

Segurança da Informação 31/07/2019

Como o Backup pode ajudar a evitar a perda de informação da sua empresa?

img-01

Banco de Dados 12/09/2018

4 formas eficientes para economizar com o banco de dados da sua empresa

img-01

Infraestrutura 30/12/2020

Conheça a Oracle Cloud, segurança em nuvem

Ver todas

Quer falar com um especialista da Flowti?

Solicite o contato agora mesmo!

Envie sua mensagem

Retornaremos o seu contato em breve
Mensagem de status sobre o envio.

Soluções

Serviços Gerenciados Projetos de Transformação Produtos

Conteúdo

Blog Cases Materiais Educativos

Contato

Fale Conosco Trabalhe Conosco

Institucional

Sobre Flowti

Suporte Técnico

Service Desk Portal do Cliente

Social

Fale Conosco
Fone

+55 47 3035.3777

Logo

Empresa do Ecossistema MV

FLOWTI TECNOLOGIA LTDA

CNPJ: 23.064.331/0001-90

Inscrição Estadual: Isento

+55 (47) 3035-3777

Av. Consul Carlos Renaux, nº 141, sala 402

Centro - Brusque - SC – 88.350-001

Política de privacidade

Logo

Empresa do Ecossistema MV

  • Soluções
    • Serviços Gerenciados
    • Projetos de Transformação
    • Produtos
  • Conteúdo
    • Blog
    • Cases
    • Materiais Educativos
  • Institucional
    • Sobre Flowti
  • Service Desk
  • Portal do Cliente
  • Contato
    • Fale Conosco
    • Trabalhe Conosco

Social

Fale Conosco
Fone

+55 47 3035.3777

FLOWTI TECNOLOGIA LTDA
CNPJ: 23.064.331/0001-90
Inscrição Estadual: Isento
+55 (47) 3035-3777
Av. Consul Carlos Renaux, nº 141, sala 402
Centro - Brusque - SC – 88.350-001

Política de privacidade

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Politica de Privacidade.