Como o Backup pode ajudar a evitar a perda de informação da sua empresa?
Falha humana, equipamentos quebrados, softwares corrompidos, roubos, desastres naturais, defeito no hardware. Ninguém está imune.
Falha humana, equipamentos quebrados, softwares corrompidos, roubos, desastres naturais, defeito no hardware. Nenhuma empresa está completamente imune a esses acontecimentos.
Não ter uma política forte de backup na empresa faz com que a ocorrência mais simples se transforme em um grande problema, causando impacto com a perda de dados importantes e que geram prejuízos enormes, tanto financeiros quanto para a própria marca no mercado.
Portanto, está na hora de falarmos sobre esse assunto. Em primeiro lugar, vamos entender quais são esses impactos tão significativos que podem ocorrer em sua empresa, e, em seguida, falaremos sobre os tipos de backup que podem ser feitos.
Impacto 1: Aumento de custos para a recuperação de dados
Um impacto ocasionado pela perda de dados da empresa é o investimento que precisará ser feito para solucionar o problema, ou seja, para tentar recuperar esses dados.
Trata-se de uma tarefa complexa, que demanda tempo e muito trabalho de uma equipe de TI, terceirizada ou não, resultando no aumento dos custos para solucionar o problema. Por isso, a melhor solução é sempre a prevenção, ou seja, o investimento no backup rotineiro de dados.
Impacto 2: A empresa pode ficar sujeita a multas e penalidades
Imagine, por exemplo, que a sua empresa perdeu dados pessoais de clientes, seja por vazamento ou outro problema e não possui os dados resguardados em uma boa solução de backup.
Como impacto, a sua empresa deixa evidenciado que está em inconformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Isso pode se transformar em uma grande dor de cabeça, resultando em multas, penalidades e processos penais por conta de quebras de contrato e de confiabilidade das informações pessoais de pessoas físicas e jurídicas.
Impacto 3: A empresa pode perder o controle dos processos
Outro impacto negativo da perda de informações é a perda de controle dos próprios procedimentos da empresa. Afinal de contas, o que fazer se você tem um e-commerce e todos os dados de seus clientes sumiram — e não existe uma cópia segura? Como dar continuidade ao pós-venda, às estratégias de e-mail marketing, à recuperação de débitos?
Em muitas situações, as empresas podem ficar dias e até semanas com suas operações paralisadas (o chamado downtime) — e em casos mais graves, podem até mesmo fecharem as portas.
Impacto 4: Com a perda de informações, a empresa perde dinheiro
Já falamos sobre o impacto financeiro de ter que investir dinheiro na recuperação dos dados — mas outro impacto é a perda de dinheiro por conta desse problema na segurança da informação. Ainda citando o exemplo acima do e-commerce, se o site de vendas saísse do ar por algum ataque de cibercriminosos, por exemplo, ela deixaria de vender, perdendo o faturamento diário e prejudicando as metas.
Informação nas mãos erradas também diz respeito à perda de dados e à segurança que o seu estabelecimento se comprometeu a prestar ao cliente.
Impacto 5: Com a perda de informações, a empresa perde clientes
Outro impacto negativo da perda de informações é a consequente perda de clientes, principalmente se os dados perdidos forem sensíveis e sigilosos.
Por mais a empresa se esforce para tentar recuperar esses dados, a confiança do cliente acaba quebrada, e muitos nem retomam negócios. Isso pode gerar uma bola de neve, dificultando a aquisição de novos clientes.
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Como o backup pode ajudar na segurança da informação?
Certamente você não quer sofrer esses impactos por conta da perda de informações, não é mesmo? Pois saiba, então, que o backup é uma das soluções que devem estar presentes na rotina de uma empresa que se preocupa com a segurança dos dados.
O backup nada mais é do que uma cópia de segurança desses dados em dispositivos físicos ou em nuvem. Ao primeiro sinal de perda de dados ou vazamento, a cópia pode ser acionada sem prejudicar as operações da empresa, até que o problema seja resolvido.
Bom, é preciso dizer que nem todo dado possui valor igual, isto é, nem todo arquivo precisa ser salvo nos sistemas de backup com a mesma frequência.
Além disso, a empresa precisa estabelecer uma política de backup para ter documentado todas as informações e orientações referentes a essa tarefa, incluindo a periodicidade com que as cópias de segurança serão feitas e quem é o responsável por tal.
De modo geral, todos os equipamentos da empresa por onde circulam os dados precisam passar por backups, o que inclui desktops, notebooks e dispositivos móveis.
Existem algumas opções de locais para o armazenamento de cópias de segurança dos dados:
- Pendrives: São dispositivos físicos acessíveis a todas as empresas, mas eles são limitados, tanto por conta da memória quanto pela facilidade de perda do próprio dispositivo. Então, se a sua empresa precisa de backups regulares e os dados são muito sensíveis, desconsidere essa opção.
- HDs externos: São dispositivos físicos que possuem maior capacidade de armazenamento em comparação aos pendrives, portanto, são opções melhores do que eles. Porém, o programa de backup de HDs externos precisa ser gerenciado independentemente, sendo preciso que ele esteja sempre conectado ao dispositivo e a pessoa se lembre de acioná-lo. Além disso, o HD externo é um disco rígido frágil e precisam ser tratados com cuidado para não danificar os arquivos.
- Unidades de armazenamento atreladas à rede (NAS): São pequenos computadores contendo discos rígidos com acesso à rede local. É possível configurar cópias de segurança automáticas, o que já é uma vantagem em relação às opções anteriores. É preciso cuidar para que um NAS não seja diretamente acessível de um PC como uma unidade de rede, já que poderia sofrer ataques de malwares.
- Armazenamento em nuvem: O backup em nuvem é a solução ideal para a maioria das empresas, já que proporciona mais mobilidade a essa tarefa e as cópias podem ser acessadas com mais facilidade em caso de contratempos. Além disso, o preço é viável, já que a empresa paga apenas pela quantidade de espaço que realmente precisar, garantindo a escalabilidade do armazenamento. Entretanto, é importante contratar uma empresa com experiência que forneça essa solução baseada nos mais modernos sistemas de segurança e criptografia dos dados para garantir a segurança dos mesmos.
Bom, então por onde começar? Antes de definir qual a solução de backup a utilizar, é importante criar uma boa política de backup de dados em sua empresa e definir o que deverá ser resguardado, os tempos de resposta e, aí, sim, quais soluções utilizar.