Como funciona o nosso monitoramento 24 x 7 x 365 do seu ambiente de TI

À medida em que a empresa cresce, aumenta o volume de dados e o ambiente de TI como um todo, tornando-se importante manter o ambiente sob vigilância especializada.

Hoje falaremos sobre um assunto muito importante para todas as empresas: o monitoramento 24 x 7 x 365 no ambiente de TI.

À medida que a empresa cresce, e, com ela, aumenta o volume de dados e o ambiente de TI como um todo, os processos vão se tornando mais complexos, não é mesmo? Caso não haja um acompanhamento constante deles, a sua empresa pode perder três ativos importantes: dados, clientes e dinheiro.

Então, como manter sob controle todo esse volume de modo que possa mitigar riscos e perdas? Será que existe uma solução para isso?

Pois saiba que essa solução existe e se chama monitoramento 24x7x365. No post de hoje você entenderá:

  • Por que monitorar o ambiente de TI?
  • O que é o monitoramento 24x7x365 da Flowti?
  • Para quais empresas o monitoramento 24x7x365 é indicado?
  • Quais são os benefícios do monitoramento 24x7x365 na infraestrutura de TI?
  • Quais sãos os diferenciais da Flowti ao realizar o monitoramento de TI de seus clientes?

Por que monitorar o ambiente de TI?

O monitoramento do ambiente de TI é necessário por uma simples questão: A prevenção.

Ter o máximo de controle sobre a infraestrutura, garantindo a alta disponibilidade de sistemas e aplicações deveria ser a preocupação de toda empresa que queira evitar e minimizar riscos. Quando a equipe de TI monitora tudo o que ocorre no ambiente tecnológico, muitos problemas podem ser prevenidos ou prontamente solucionados, tais como:

  • Falhas nos sistemas;
  • Indisponibilidades de recursos por conta das falhas dos sistemas;
  • Lentidão por causas conhecidas e desconhecidas;
  • Dificuldade em medir indicadores de desempenho;
  • Identificação prévia de problemas antes que eles se tornem grandes e gerem indisponibilidade.

Resumindo: investir em monitoramento do ambiente de TI — o monitoramento 24x7x365 — é fundamental para um bom NOC (Network Operations Center), resultando, ainda, na garantia do TCO (Total Cost of Ownership), sendo a receita financeira estipulada para o departamento de TI. 

Motivos de sobra para garantir o monitoramento, não é mesmo?

O que é o monitoramento 24x7x365 da Flowti?

O monitoramento 24x7x365 aqui da Flowti — é um tipo de solução de suporte para a área de TI.

Na prática, a sua empresa terceiriza a nossa equipe para realizar um monitoramento no ambiente de TI 24 horas, durante 7 dias na semana e 365 dias por ano — 366, em caso de ano bissexto. Ou seja, é um suporte que não pára, e, se ocorrer algum incidente na infraestrutura de TI, a nossa equipe fornece o apoio necessário à sua empresa, seguindo procedimentos e/ou combinados realizados previamente, como, por exemplo:

  • Acionar equipe interna;
  • Acionar fornecedor;
  • Aplicar soluções de contorno para estabilizar o ambiente para, em seguida, buscar a causa raiz com times especializados.

Para que esse serviço funcione corretamente, a Flowti utiliza soluções para o monitoramento dos ativos de TI tendo 3 pilares fundamentais:

  1. Pessoas;
  2. Processos;
  3. Ferramentas. 

Os processos, então, são mapeados, documentados e disponíveis para os profissionais executarem à medida que recebem eventos identificados pelas ferramentas, as quais monitoram os servidores e serviços conforme as diretrizes e os níveis de decisão que cada incidente necessitar.

Para quais empresas o monitoramento 24x7x365 é indicado?

O monitoramento 24x7x365 é geralmente indicado para empresas que possuem uma infraestrutura de TI muito crítica ao negócio, e, cuja parada (por menor que ela seja), possa significar perdas — seja na qualidade, na parte financeira e, em alguns casos, até mesmo de vidas.

É o caso, por exemplo, do setor hospitalar, do setor industrial, de e-commerces e de outros nichos de mercado que necessitam de um controle bem definido para os riscos no ambiente de TI sejam reduzidos ao máximo.

Quais são os benefícios do monitoramento 24x7x365 na infraestrutura de TI?

Os riscos diminuem

Como já dissemos, esse é um dos principais objetivos do monitoramento do ambiente de TI. Ao contar com uma equipe de suporte especializada e com ferramentas de gestão e monitoramento dedicadas, os riscos são prontamente identificados e sanados — aliás, muitos são resolvidos antes mesmo que os usuários finais percebam.

Outra vantagem é que se a quantidade de aplicações, usuários ou até de chamadas da empresa diminuírem, ou aumentarem em determinadas épocas, não será preciso contratar equipe extra ou demitir colaboradores. Basta acrescentar esse item no contrato entre a empresa e a terceirizada para que essa demanda seja suprida sem que comprometa o monitoramento.

Correção eficiente de vários problemas em menor tempo

O monitoramento terceirizado do ambiente de TI torna mais rápida a identificação e correção de vários problemas que possam estar acontecendo simultaneamente. 

Em outras palavras, é um monitoramento altamente eficiente, já que os softwares específicos utilizados para essa finalidade rodam scripts que prontamente identificam falhas, oferecendo soluções imediatas. Um exemplo de software de monitoramento é o Splunk. 

A segurança aumenta na infraestrutura de TI

Ao monitorar 24 horas, 7 dias por semana e 365 dias por ano (366, considerando os anos bissextos), a segurança no ambiente de TI se eleva a um alto nível, caracterizando-se como uma verdadeira gestão dos eventos.

Na prática, com o monitoramento e a proteção do hardware e dos softwares, a segurança da informação fica mais robusta, pois haverá um mapeamento completo que não apenas evita grandes falhas como também avalia o desempenho dos equipamentos da empresa.

Rápida identificação dos impactos no negócio

O monitoramento em tempo real e integral proporciona à empresa uma visão global de seu ambiente de TI, permitindo uma avaliação mais completa de todos os impactos positivos e negativos causadas no empreendimento. Desse modo, a gestão da empresa se beneficia, pois consegue tomar decisões mais rapidamente. 

Aumenta a produtividade da equipe de TI da empresa

O monitoramento 24x7x365 acompanha o crescimento do volume de dados da empresa e desafoga a equipe interna, deixando-a bem mais produtiva e disponível para trabalhar focada no core business. Veja um exemplo!

Suponhamos que você tenha um e-commerce. Nesse caso:

  • A equipe terceirizada realiza o monitoramento da infraestrutura de TI atuando nos eventos e problemas de forma proativa, enquanto isso sua equipe pode dar maior atenção às necessidades internas relacionadas aos usuários da empresa — como os relacionados aos softwares de gestão, como o CRM e o ERP.
  • Já os seus colaboradores ficam liberados para se dedicarem às demandas diretamente relacionadas ao e-commerce, como a adequação do site à melhor experiência do usuário, minimizando as dificuldades de utilização por parte dos clientes, e, consequentemente, aumentando as vendas.

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Criação de uma cultura Data Driven na empresa

O pleno monitoramento da infraestrutura de TI ajuda na criação de uma cultura Data Driven, ou seja, orientada a dados. 

Afinal, um ambiente de TI saudável e com bom desempenho é um elemento importante na criação de estratégias para o crescimento da empresa. E à medida que sua empresa cresce, ela precisa de um ambiente cada vez mais monitorado para oferecer a melhor experiência possível aos clientes final, certo?

Diminuem as horas extras da sua equipe de TI

Hora extra e TI costumam ser assuntos que se complementam em seu negócio? Isso pode acabar com o monitoramento terceirizado.

Afinal de contas, os seus colaboradores contam com uma equipe terceirizada que apresentam alertas e indicativos bem mais rapidamente, e, geralmente, fora do horário de expediente da empresa.

Quais sãos os diferenciais da Flowti ao realizar o monitoramento TI de seus clientes?

A solução de monitoramento 24x7x365 da Flowti fornece tanto as ferramentas mais modernas quanto uma equipe completamente preparada para garantir esse controle e suporte contínuos a ambientes de TI.

Na prática, quanto ao suporte, eis os benefícios e diferenciais da Flowti:

  • Rapidez no atendimento de incidentes;
  • Mais segurança e controle dos riscos;
  • Equipe qualificada e certificada atuando em 3 turnos para garantir atendimento 24x7
  • Equipe com um extenso portfólio de cases de sucesso;
  • Parceria com os principais fornecedores do mercado, tais como: Oracle, HP, DELL, Microsoft, Amazon, etc.;
  • Aplicação das melhores práticas globais do ITIL (Information Technology Infrastructure Library).

Vantagens do monitoramento da Flowti:

  • Acionamento de analista de suporte do cliente;
  • Acionamento do fabricante ou fornecedor do serviço, ou ativo;
  • Aplicação de scripts corretivos de eventos conhecidos;
  • Abertura de chamado para tratamento do incidente, não coberto pelo script corretivo.

Temos soluções de monitoramento que se encaixam perfeitamente em seu negócio! Solicite o contato de um especialista da Flowti.

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