Como gerenciar Ativos de TI na minha empresa?

A complexa busca para planejar, realizar a aquisição e manter ativos de TI em funcionamento exige uma grande organização, mas traz inúmeros benefícios, como a economia de recursos e um mapeamento completo dos itens de TI

Gerenciar os ativos de TI é uma tarefa complexa que exige um bom grau de responsabilidade e organização. Para que seja realizado de forma adequada, é preciso criar um planejamento estratégico que identifique, avalie e selecione quais são os ativos de TI necessários e que atendam à organização. 

Grande parte das empresas tem uma quantidade robusta de ativos de TI, então, manter tudo em ordem é um processo complexo que exige bastante atenção e disciplina. Mas, uma vez realizado adequadamente, pode reduzir custos, melhorar a eficiência e aumentar a segurança. 

Para se ter uma ideia das possibilidades de economia financeira, estima-se que o custo do downtime (tempo de inatividade ou parada por falhas) nos ativos de TI pode chegar, nas empresas brasileiras, a U$ 306 por hora, segundo o Netscout Systems em seu Relatório Anual sobre Segurança da Infraestrutura Global.

Como planejar a aquisição ativos de TI?

O planejamento da aquisição desses ativos é o processo de identificar, avaliar e selecionar quais são necessários para atender às especificidades de uma empresa. Essa análise inclui a demanda de cada setor, equipe e profissionais específicos que pedem soluções diferenciadas.

Se sua empresa ainda não tem uma gestão de ativos de TI ou já tem e precisa aprimorar o que já existe, vale seguir algumas dicas:

  1. Realize um inventário dos ativos — É importante registrar todos os equipamentos e sistemas da empresa, para saber exatamente os ativos que possui, com dados detalhados da entrada dos bens, datas previstas para manutenção, entre outras possibilidades.
  2. Confira as datas de manutenção — Para manter os equipamentos por mais tempo, é preciso realizar as manutenções preventivas que, além de alongar a vida útil, deixam os custos de manutenção mais em conta. 
  3. Tenha estoque de peças — Ter peças variadas e de fácil acesso permite que o tempo de inutilização das máquinas seja reduzido. 
  4. Contrate um sistema de gestão — Com um sistema de gestão de ativos, é possível centralizar dados e tornar as informações mais claras e acessíveis, dando agilidade e previsibilidade do que precisa ser comprado. 
  5. Tenha bons fornecedores — Saber onde comprar, comparar melhores orçamentos, competitividade nesta compra podem tornar as aquisições mais seguras.
  6. Saiba que as necessidades podem mudar com o tempo, por isso, é importante manter a atenção na continuidade do planejamento, pensando nas melhores formas de atender às demandas da empresa.
  7. Envolva todas as partes interessadas na hora do planejamento.

O que são ativos de TI?

Ativos de TI são todos os recursos tecnológicos que uma empresa usa para realizar seus negócios. Eles podem incluir hardware, software, dados e também pessoas. A classificação varia de acordo com o valor agregado: os ativos de TI críticos são aqueles que são essenciais para o funcionamento da empresa e devem ser protegidos contra perda ou dano. Já os ativos de TI não críticos são aqueles que não são essenciais para o funcionamento da empresa e requerem nível de proteção mais brando.

Gestão de Ativos de TI

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