Como utilizar a inteligência artificial de maneira segura?

O Blog da Flowti reuniu várias práticas seguras para que você possa utilizar a inteligência artificial sem correr riscos 

A inteligência artificial chegou de maneira intensa, mudando rotinas, e não há previsão de mundo futuro sem IA. Mas, convenhamos, nem tudo são flores no mundo tecnológico. Como, então, nós podemos criar caminhos seguros para a utilização desta ferramenta sem correr riscos?  

A Flowti, pensando nesses aspectos, criou um passo a passo para utilizar com segurança a inteligência artificial e, desculpa a redundância, realmente inteligente. É preciso lembrar que a ferramenta, em si, é neutra. Mas não temos como controlar a mente dos usuários, pois é a partir da ideação de ética de cada indivíduo que será definido como e com qual intenção será utilizada.  

Há um potencial inerente a boas práticas e bom uso, mas também há más intenções que não dependem das ferramentas, mas, sim, do usuário. Assim, vamos nos antecipar e prever as possibilidades de erros para estrategicamente nos proteger. 

Não é que o futuro será como nos filmes de ficção científica onde as máquinas dominam os homens, mas há preocupações importantes, principalmente relacionadas a invasões de hackers, segurança de pessoas e sequestros financeiros. Veja problema por problema e pense, conosco, em novas soluções. Lembrando que em tecnologia a dinâmica é muito rápida, portanto, é preciso sempre repensar como nos proteger. 

Problema: preconceitos e desigualdades  

Como a IA é baseada em dados coletados, um sistema que esteja “contaminado” com preconceitos, informações erradas e visões distorcidas podem causar preconceitos. 

Solução: Usuários devem estar informados, conscientes e atentos a fontes confiáveis. Além disso, regulamentações precisam ser criadas e cumpridas para evitar este problema.

Problema: perda de empregos 

A automação impulsionada pela IA tem o potencial de substituir muitos empregos atualmente realizados por seres humanos. 

Solução: É preciso entender que nenhuma tecnologia substitui o homem, mas vale ficar atento ao futurismo para podermos manejar profissões e flexibilizar caso se torne necessário. Mas postos de trabalho sempre vão ser necessários, portanto, estudar o mercado, realizar novos cursos e se atualizar é sempre importante. 

Problema: dependência e perda de capacidades 

A confiança excessiva na IA pode levar a uma dependência que compromete a autonomia e a capacidade de tomada de decisão das pessoas. Quando você terceiriza suas decisões, pode acontecer de deixar de criar novas conexões neurais. 

Solução: A palavra final sempre é do especialista humano, portanto, nunca confie apenas na máquina. Planos B são sempre bem-vindos, assim como o estímulo a criatividade e pensamento crítico. Desligue a internet para aprender caminhos sem GPS, passe o dia sem as máquinas. Faça pesquisas em livros. Estimule a mente de novas formas. 

Problema: ataques maliciosos 

Ataques resultam em consequências graves, como o acesso não autorizado a informações confidenciais. 

Solução: Especialistas devem utilizar a inteligência artificial para prever e proteger informações de ataques, mesmo nas brechas que ainda não estão abertas. Pesquise e conheça soluções do bem. 

Problema: desinformação em grande escala 

Grandes campanhas políticas, pessoas maldosas, criadores de fake news. Eles existem e precisam ser combatidos. 

Solução: É preciso ensinar as máquinas a prever e analisar o que é real, quem são as fontes confiáveis e também regular as empresas por trás das máquinas. De novo: utilize sua inteligência e seus filtros sociais. Se questione sempre.

Problema: sistemas podem ser imprevisíveis 

À medida que a IA avança, pode surgir o risco de sistemas autônomos agirem de maneiras imprevisíveis. 

Solução: Cobre das instituições responsáveis regulamentações necessárias para esse mundo onde a IA é realidade.

Problema: crimes sexuais virtuais 

Enquanto as pessoas emulam vozes e aparência, novos crimes começam a acontecer, inclusive os crimes sexuais. 

Solução: Esteja atento às notícias, ao que as crianças e adolescentes consomem, pesquise sobre filtros de proteção e, se necessário acione a polícia.

Problema: golpes financeiros 

Emulações de voz, clonagens, fotos falsas. Os golpistas usam qualquer ferramenta para ganhar dinheiro fácil e se aproveitar de gente inocente. 

Solução: Enquanto a tecnologia cria barreiras e a inteligência artificial se desenvolve, crie senhas e protocolos com sua família para confirmar se do outro lado ‘da linha’ é realmente o seu familiar. Proteja seus dados, sempre que possível. 

Gostou deste conteúdo? Continue navegando no site da Flowti e conheça todas as nossas soluções em tecnologia. 

Blog

Quer falar com um especialista da Flowti?

Solicite o contato agora mesmo!