Conheça 10 práticas para se proteger dos ataques cibernéticos

A defesa contra os crimes de segurança empresarial envolve não somente a parte de softwares, mas também a conscientização dos usuários da rede

Empresas que se preocupam com seus dados e informações sabem que precisam se blindar dos ataques e proteger todas as portas dos ataques maliciosos e, dessa forma, a cibersegurança vem como uma ótima prática para ser inserida na cultura organizacional de qualquer empresa. 

O termo cibersegurança se refere a uma série de medidas associadas a tecnologias que servem para proteção dos sistemas de informação, dados e também a infraestrutura contra ataques cibernéticos. 

Claro que o papel da empresa é fundamental para trazer garantia a proteção das informações. Mas a cultura organizacional deve ser notada e treinar os colaboradores para que as ações individuais também sejam protetivas é muito importante.

A falta de segurança pode resultar em roubo de dados confidenciais, perda financeira, interrupção das operações comerciais e danos à reputação da empresa. Não é só sobre softwares, é também sobre cuidados individuais por parte dos colaboradores.

Por isso, o Blog da Flowti elaborou uma lista para que você possa se conscientizar dos erros mais comuns que individualmente podemos cometer e expor dados empresariais, além dos dados pessoais que também ficam à mercê dos criminosos.

Confira 10 práticas de prevenção a ataques: 

1. Senhas fortes

Certifique-se de usar uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Evite utilizar informações pessoais óbvias em suas senhas.

 

2. Autenticação de dois fatores

Essa camada adicional de segurança exige que você forneça uma segunda forma de verificação, como um código enviado para o seu celular, além da senha, ao fazer login em uma conta. 

 

3. Atualizações regulares

As atualizações frequentemente contêm patches que corrigem vulnerabilidades conhecidas e protegem melhor. 

 

4. Conscientização de phishing

Esteja atento a e-mails, mensagens ou links suspeitos. Nunca clique em links ou baixe anexos de remetentes desconhecidos ou suspeitos. Verifique sempre a legitimidade dos remetentes antes de fornecer informações pessoais ou confidenciais. 

 

5. Cuidado com informações pessoais

Evite compartilhar informações na internet para não serem usadas por criminosos cibernéticos para realizar ataques de engenharia social. 

 

6. Proteção de dispositivos

Use software antivírus e antimalware atualizados em seus dispositivos. Mantenha os dispositivos protegidos com senhas ou biometria e não os deixe desbloqueados ou desacompanhados. 

 

7. Backup regular de dados

Faça backups regulares de seus dados importantes. Isso ajudará a protegê-los contra perda ou corrupção em caso de ataque cibernético ou falha do sistema.

 

8. Atenção a redes Wi-Fi públicas

Evite realizar transações financeiras ou acessar informações confidenciais em redes Wi-Fi públicas não seguras.

PROGRAMA DE DIAGNÓSTICO DE VULNERABILIDADE — Identifique as brechas de segurança do seu ambiente. Saiba mais!

 

9. Mantenha-se atualizado

Mantenha-se informado sobre as melhores práticas de segurança cibernética e participe de treinamentos ou programas de conscientização oferecidos pela sua organização. 

 

10. Relate incidentes de segurança

Se você suspeitar de um possível incidente de segurança ou identificar uma ameaça, informe imediatamente à equipe responsável pela segurança da informação na sua organização. Quanto mais rápido as ações corretivas forem tomadas, melhor será a proteção dos dados e sistemas. 

Blog

Quer falar com um especialista da Flowti?

Solicite o contato agora mesmo!