Conheça os três tipos de Outsourcing de TI

Pesquisas apontam que o outsourcing é uma das opções mais procuradas dada a falta de escassez de profissionais seniores de TI. Empresas como a Flowti surgem neste cenário oferecendo serviços especializados sem burocracias

O outsourcing de TI é uma solução que consiste na terceirização de serviços de tecnologia da informação de empresas especializadas. Tal prática pode ser uma ótima opção para a instituição que deseja reduzir custos, melhorar a eficiência e a produtividade ou obter acesso a novas tecnologias, sem se comprometer com burocracias.

É um investimento bem mais flexível e complexo do que a terceirização vista em outros setores porque não é sobre contratar força de trabalho, apenas. Envolve também a entrega de serviços, suporte, consultorias, planejamento, execução de projetos e muito mais.

As soluções em TI são inúmeras e contar com a disponibilidade de especialistas é algo que precisa ser garantido todos os dias do ano, pois, a qualquer momento, pode haver uma necessidade urgente. Para isso, as empresas precisam contratar prestadores de serviços competentes e ultra especializados.

Você já ouviu falar nos tipos de outsourcing de TI? De maneira geral há uma divisão baseada no local onde os serviços são contratados. Vamos ver? 

Offshore

O outsourcing offshore é o tipo mais comum de outsourcing de TI. Os serviços de TI são contratados em empresas localizadas em países com custos operacionais menores. Os países mais comuns para o outsourcing offshore são Índia, Filipinas, China e América Latina.

As vantagens do outsourcing offshore incluem:

  • Os custos operacionais em países offshore são geralmente menores do que em países desenvolvidos.
  • Esses países têm uma grande população de profissionais de TI qualificados.
  • Estão na vanguarda de muitas tecnologias emergentes.

Embora haja tantas vantagens, o problema se dá na diferença cultural, que pode dificultar a comunicação entre as partes, assim como os horários com fusos diferentes.

Nearshore

O outsourcing nearshore é um tipo de outsourcing de TI que se situa entre o offshore e o onshore. Nesse tipo, os serviços de TI são contratados de empresas localizadas em países próximos ao país da empresa contratante. Os mais comuns para o outsourcing nearshore são México, Canadá, Argentina e Chile.

As vantagens do outsourcing nearshore incluem:

  • Os custos operacionais em países nearshore são geralmente menores do que em países desenvolvidos.
  • Também têm uma grande população de profissionais de TI qualificados.
  • As semelhanças culturais facilitam a comunicação e a colaboração.

Mas os desafios também existem, como o fuso horário diferente e a qualidade dos serviços ser passível de erros.

Onshore

O outsourcing onshore é o tipo menos comum de outsourcing de TI e os serviços são contratados de empresas localizadas no mesmo país. As vantagens do outsourcing onshore incluem:

  • A comunicação e a colaboração são mais fáceis.
  • A qualidade dos serviços é mais consistente.

Os desafios do outsourcing onshore incluem um custo mais elevado e mão de obra menos especializada.

Pesquisa aponta falta de profissionais em TI

Duas pesquisas apontam cenários difíceis, pelo menos no presente, para quem precisa contratar profissionais especializados. A Pesquisa IT Trends Snapshot 2023, realizada pela Logicalis, trouxe claramente que os profissionais de TI estão em escassez, como já notado pelo mercado.

Ainda nesta pesquisa, 59% das empresas afirmaram que já ampliaram a contratação de serviços / soluções de fornecedores terceirizados, 48% das empresas desenvolveram programas de formação de profissionais e 43% contrataram serviços de outsourcing.

Uma segunda pesquisa realizada pelo Google em parceria com a Associação Brasileira de Startups projetou que cerca de 53 mil profissionais de TI irão se formar por ano entre 2021 e 2025. Mas a demanda será de 800 mil profissionais, segundo a associação das empresas de tecnologia, a Brasscom. Ou seja, estima-se um déficit de 530 mil profissionais de TI.

A solução, portanto, se dá na contratação de empresas especializadas para que a necessidade do negócio seja suprida, com profissionais seniores capazes de resolver qualquer problema de TI. 

Flowti: soluções de outsourcing de TI

Neste cenário, o outsourcing surge como uma solução importante para quem precisa de profissionais especializados de TI. A Flowti é uma empresa de tecnologia que oferece entre os seus serviços outsourcing de TI para empresas de todos os portes, com três soluções principais: Start, Part Time e Full Time.

Flowti Full Time — 160 horas

Nesta modalidade, um especialista sênior dedicado para o cliente trabalha 8h30min por dia em turno comercial, enquanto outro profissional participa do grupo de trabalho para aprender todas as informações do ambiente. Este último é convocado quando necessário na operação, ou por excesso de demanda, ou pela ausência do profissional principal.

Flowti Part Time — 100 horas

Aqui, segue o mesmo esquema do Full Time, com a diferença de tempo de trabalho dedicado: são 100 horas de trabalho ao mês.

Flowti Start — 60 horas

O Start também conta com um profissional sênior dedicado e um substituto, com a diferença de disponibilidade: 60 horas no total.

Blog

Quer falar com um especialista da Flowti?

Solicite o contato agora mesmo!