Conheça os três tipos de Outsourcing de TI
Pesquisas apontam que o outsourcing é uma das opções mais procuradas dada a falta de escassez de profissionais seniores de TI. Empresas como a Flowti surgem neste cenário oferecendo serviços especializados sem burocracias
O outsourcing de TI é uma solução que consiste na terceirização de serviços de tecnologia da informação de empresas especializadas. Tal prática pode ser uma ótima opção para a instituição que deseja reduzir custos, melhorar a eficiência e a produtividade ou obter acesso a novas tecnologias, sem se comprometer com burocracias.
É um investimento bem mais flexível e complexo do que a terceirização vista em outros setores porque não é sobre contratar força de trabalho, apenas. Envolve também a entrega de serviços, suporte, consultorias, planejamento, execução de projetos e muito mais.
As soluções em TI são inúmeras e contar com a disponibilidade de especialistas é algo que precisa ser garantido todos os dias do ano, pois, a qualquer momento, pode haver uma necessidade urgente. Para isso, as empresas precisam contratar prestadores de serviços competentes e ultra especializados.
Você já ouviu falar nos tipos de outsourcing de TI? De maneira geral há uma divisão baseada no local onde os serviços são contratados. Vamos ver?
Offshore
O outsourcing offshore é o tipo mais comum de outsourcing de TI. Os serviços de TI são contratados em empresas localizadas em países com custos operacionais menores. Os países mais comuns para o outsourcing offshore são Índia, Filipinas, China e América Latina.
As vantagens do outsourcing offshore incluem:
- Os custos operacionais em países offshore são geralmente menores do que em países desenvolvidos.
- Esses países têm uma grande população de profissionais de TI qualificados.
- Estão na vanguarda de muitas tecnologias emergentes.
Embora haja tantas vantagens, o problema se dá na diferença cultural, que pode dificultar a comunicação entre as partes, assim como os horários com fusos diferentes.
Nearshore
O outsourcing nearshore é um tipo de outsourcing de TI que se situa entre o offshore e o onshore. Nesse tipo, os serviços de TI são contratados de empresas localizadas em países próximos ao país da empresa contratante. Os mais comuns para o outsourcing nearshore são México, Canadá, Argentina e Chile.
As vantagens do outsourcing nearshore incluem:
- Os custos operacionais em países nearshore são geralmente menores do que em países desenvolvidos.
- Também têm uma grande população de profissionais de TI qualificados.
- As semelhanças culturais facilitam a comunicação e a colaboração.
Mas os desafios também existem, como o fuso horário diferente e a qualidade dos serviços ser passível de erros.
Onshore
O outsourcing onshore é o tipo menos comum de outsourcing de TI e os serviços são contratados de empresas localizadas no mesmo país. As vantagens do outsourcing onshore incluem:
- A comunicação e a colaboração são mais fáceis.
- A qualidade dos serviços é mais consistente.
Os desafios do outsourcing onshore incluem um custo mais elevado e mão de obra menos especializada.
Pesquisa aponta falta de profissionais em TI
Duas pesquisas apontam cenários difíceis, pelo menos no presente, para quem precisa contratar profissionais especializados. A Pesquisa IT Trends Snapshot 2023, realizada pela Logicalis, trouxe claramente que os profissionais de TI estão em escassez, como já notado pelo mercado.
Ainda nesta pesquisa, 59% das empresas afirmaram que já ampliaram a contratação de serviços / soluções de fornecedores terceirizados, 48% das empresas desenvolveram programas de formação de profissionais e 43% contrataram serviços de outsourcing.
Uma segunda pesquisa realizada pelo Google em parceria com a Associação Brasileira de Startups projetou que cerca de 53 mil profissionais de TI irão se formar por ano entre 2021 e 2025. Mas a demanda será de 800 mil profissionais, segundo a associação das empresas de tecnologia, a Brasscom. Ou seja, estima-se um déficit de 530 mil profissionais de TI.
A solução, portanto, se dá na contratação de empresas especializadas para que a necessidade do negócio seja suprida, com profissionais seniores capazes de resolver qualquer problema de TI.
Flowti: soluções de outsourcing de TI
Neste cenário, o outsourcing surge como uma solução importante para quem precisa de profissionais especializados de TI. A Flowti é uma empresa de tecnologia que oferece entre os seus serviços outsourcing de TI para empresas de todos os portes, com três soluções principais: Start, Part Time e Full Time.
Flowti Full Time — 160 horas
Nesta modalidade, um especialista sênior dedicado para o cliente trabalha 8h30min por dia em turno comercial, enquanto outro profissional participa do grupo de trabalho para aprender todas as informações do ambiente. Este último é convocado quando necessário na operação, ou por excesso de demanda, ou pela ausência do profissional principal.
Flowti Part Time — 100 horas
Aqui, segue o mesmo esquema do Full Time, com a diferença de tempo de trabalho dedicado: são 100 horas de trabalho ao mês.
Flowti Start — 60 horas
O Start também conta com um profissional sênior dedicado e um substituto, com a diferença de disponibilidade: 60 horas no total.