O que é VPN e como usar?

A VPN, por meio da criptografia, converte seus dados em códigos que não podem ser abertos por fontes não autorizadas.

O que é VPN é uma pergunta muito comum para quem utiliza internet. Seja no desktop, no notebook ou no celular, é uma tecnologia fundamental para a proteção de dados. Conheça!

O que é VPN?

O que é uma rede VPN? Você provavelmente já ouviu esse termo. VPN é a sigla para Virtual Private Network ou rede privada virtual. É uma rede privada construída sobre a infraestrutura de uma rede pública. 

Quando pensamos o que é VPN, então, estamos pensando em criar uma rota criptografada entre o servidor e o computador. Assim, é impossível saber a origem daquilo que você digita. Ou seja, protege o anonimato do usuário e seus dados.

Na prática, dois computadores são conectados por meio de uma rede pública, como a Internet. No entanto, não se utilizam links dedicados ou redes de pacotes, mas a infraestrutura da internet para realizar a conexão de redes distantes e remotas.

Sabe o endereço IP do seu equipamento, que permite sua identificação ao se conectar? A VPN impede essa identificação, pois seu equipamento recebe um número de IP aleatório, diferente do original. 

O que é uma VPN e como funciona?

Agora que você sabe o que é VPN, deve estar imaginando o que é uma vpn e qual a sua finalidade. De forma bem simples, ela mascara sua atividade online por meio de um servidor diverso para o servidor da rede que você utiliza.

A VPN, por meio da criptografia, converte seus dados em códigos que não podem ser abertos por fontes não autorizadas. Dessa maneira, oculta as informações enviadas e recebidas quando você usa a internet na rede privada.

Por isso, ela é tão utilizada em empresas, especialmente neste momento de home office.

O que é vpn no notebook?

O que é vpn no notebook? O que é o VPN do celular? Seja qual for o dispositivo que você utiliza, a ideia é a mesma: impedir que você seja identificado na internet. 

Por isso, você pode pensar o que é conexão vpn windows 8, windows 10, Linux, tanto faz. A tecnologia é aplicada da mesma maneira.

Quando usar VPN?

Além de saber o que é VPN e como ele funciona, é interessante saber quando usar VPN. Se você possui uma empresa, é recomendável que a VPN seja utilizada o tempo todo. Se você é uma pessoa física que preza pelos seus dados pessoais, também.

Entender isso é bem simples. Veja a seguir os benefícios da VPN:

Utilizar uma rede privada virtual é a melhor maneira de proteger suas atividades e suas informações online. No entanto, para usufruir de todos os benefícios que a VPN proporciona, é preciso escolher um serviço confiável e abrangente.

O fornecedor deve atender às suas necessidades específicas, que são muito diferentes quando se trata de ambiente residencial ou corporativo. Além disso, deve lhe proporcionar liberdade para navegar pela Internet com confiança e segurança.

A Flowti coloca seus especialistas à disposição para esclarecer suas dúvidas sobre VPN empresarial.

Quer falar com um especialista da Flowti?

Solicite o contato agora mesmo!