O que é VPN e como usar?

A VPN, por meio da criptografia, converte seus dados em códigos que não podem ser abertos por fontes não autorizadas.

O que é VPN é uma pergunta muito comum para quem utiliza internet. Seja no desktop, no notebook ou no celular, é uma tecnologia fundamental para a proteção de dados. Conheça!

O que é VPN?

O que é uma rede VPN? Você provavelmente já ouviu esse termo. VPN é a sigla para Virtual Private Network ou rede privada virtual. É uma rede privada construída sobre a infraestrutura de uma rede pública. 

Quando pensamos o que é VPN, então, estamos ponderando criar uma rota criptografada entre o servidor e o computador. Assim, é impossível saber a origem daquilo que você digita. Ou seja, protege o anonimato do usuário e seus dados.

Na prática, dois computadores são conectados por meio de uma rede pública, como a Internet. No entanto, não se utilizam links dedicados ou redes de pacotes, mas a infraestrutura da internet para realizar a conexão de redes distantes e remotas.

Sabe o endereço IP do seu equipamento, que permite sua identificação ao se conectar? A VPN impede essa identificação, pois seu equipamento recebe um número de IP aleatório, diferente do original.

O que é uma VPN e como funciona?

Agora que você sabe o que é VPN, deve estar imaginando o que é uma vpn e qual a sua finalidade. De forma bem simples, ela mascara sua atividade online por meio de um servidor diverso para o servidor da rede que você utiliza.

A VPN, por meio da criptografia, converte seus dados em códigos que não podem ser abertos por fontes não autorizadas. Dessa maneira, oculta as informações enviadas e recebidas quando você usa a internet na rede privada. Por isso, ela é tão utilizada em empresas, especialmente neste momento de home office.

O que é VPN no notebook?

O que é VPN no notebook? O que é o VPN do celular? Seja qual for o dispositivo que você utiliza, a ideia é a mesma: impedir que você seja identificado na internet. 

Por isso, você pode pensar o que é conexão VPN windows 8, windows 10, Linux, tanto faz. A tecnologia é aplicada da mesma maneira.

Webinar completo e gratuito sobre "LGPD: Por que sua empresa precisa se adequar?". Assista agora!

Quando usar VPN?

Além de saber o que é VPN e como ele funciona, é interessante saber quando usar VPN. Se você possui uma empresa, é recomendável que a VPN seja utilizada o tempo todo. Se você é uma pessoa física que preza pelos seus dados pessoais, também.

Entender isso é bem simples. Veja a seguir os benefícios da VPN:

  • Protege os dados do celular: Quando as pessoas se perguntam o que é o VPN do celular, podemos dizer que é o VPN que protege seu smartphone. Ele dificultará a ação maliciosa de cibercriminosos e funciona em iPhone, Windows e Android.
  • Permite a pesquisa de sites bloqueados: Ao utilizar uma VPN, o usuário pode se conectar a sites bloqueados a partir de servidores privados situados em países que não os bloqueiam. 
  • Confere segurança adicional: O usuário pode se conectar com mais segurança a uma rede, pois os dados são criptografados, dando confidencialidade ao servidor privado remoto.
  • Dá tranquilidade ao usuário: Um bom fornecedor de VPN garante atendimento ao usuário para que ele esteja sempre tranquilo ao utilizar seu equipamento.

Utilizar uma rede privada virtual é a melhor maneira de proteger suas atividades e suas informações online. No entanto, para usufruir de todos os benefícios que a VPN proporciona, é preciso escolher um serviço confiável e abrangente.

O fornecedor deve atender às suas necessidades específicas, sendo muito diferentes quando se trata de ambiente residencial ou corporativo. Além disso, deve lhe proporcionar liberdade para navegar pela Internet com confiança e segurança.

Blog

Quer falar com um especialista da Flowti?

Solicite o contato agora mesmo!