Cibersegurança: o que fazer para prevenir ataques no ambiente de TI da empresa

A cibersegurança é um conjunto de ações que abrange a segurança de redes, hardware, software, infraestrutura de serviços e tecnológica contra ameaças de ataques.

Dentro do campo da segurança da informação, a cibersegurança é um tema fundamental para qualquer empresa que lida com tecnologia, ainda mais com a chegada da LGPD

A cibersegurança é um conjunto de ações que abrange a segurança de redes, hardware, software, infraestrutura de serviços e tecnológica contra ameaças de ataques — como o caso dos temidos ransomwares, que sequestram os dados das empresas em troca de valores de resgate. 

Nesse caso, confira algumas soluções de prevenção que você precisa implementar na empresa o quanto antes:

Política de segurança 

Para nortear toda segurança do ambiente de TI da empresa, é importante documentar todos os procedimentos realizados e também as normas de uso das ferramentas tecnológicas da empresa.

Não se esqueça de incluir decisões referentes ao uso de equipamentos externos que colaboradores podem (ou não) trazer para serem utilizados na empresa — eles também podem ser uma porta de entrada de ransomwares. 

Também inclua uma política de senhas fortes e a periodicidade das alterações. Lembre-se que senhas fortes devem conter um mínimo de 10 caracteres de letras (maiúsculas e minúsculas), números e símbolos.

Backups também fazem parte da cibersegurança 

Outra providência necessária para a cibersegurança do seu ambiente de TI é a implantação e o monitoramento de backup dos dados. Aliás, as cópias de segurança também ajudam a salvar os dados da empresa não apenas de ataques, mas também de incidentes e desastres naturais no ambiente de Ti.

Considere fortemente investir em Cloud Backup, cuja cópia fica armazenada em nuvem e os dados permanecem criptografados, protegendo-os em caso de um comprometimento de sua infraestrutura de TI.

Monitoramento 24x7x365

Empresas que possuem a infraestrutura de TI muito crítica ao negócio, ou seja, cuja parada possa gerar muitos prejuízos, podem precisam investir no monitoramento 24x7x365. 

Este é o caso, por exemplo, do setor de saúde, instituições financeiras, escolas, indústrias, e-commerces e de todos os segmentos que não podem sofrer falhas e paradas no sistema. Como o próprio nome diz, o monitoramento 24x7x365 fica de olho no ambiente de TI da empresa diariamente, gerando relatórios e análises em tempo real de possíveis ameaças.

Firewall

Utilizar firewalls de nova geração também é outra medida importante para cibersegurança da empresa, eles são os principais ativos de segurança utilizados nas empresas. 

Manter um Firewall de Perímetro (Internet) e Interno (entre estações e servidores) atualizados e de grandes fabricantes aumenta o nível de proteção da infraestrutura. Esses dispositivos possuem bases de conhecimento e vacinas que são constantemente atualizadas contra-ataques e ameaças.

Antivírus ou AntiMalware

A proteção das estações de trabalho e dos servidores é peça fundamental nas ciber segurança. Assim como os firewalls, um bom Antivírus ou Antimalware acompanha as ameaças que surgem a todo momento, criando vacinas que protegem os dispositivos de riscos que podem comprometer dados e aplicações de negócio.

Ebook completo sobre "Saiba tudo sobre cibersegurança". Baixe aqui gratuitamente!

DLP (Data Loss Prevention)

Ferramenta cada vez mais conhecida em função da LGPD. Essa ferramenta permite a classificação de arquivos e até mesmo conteúdos (palavras chave, padrões e etc.) a fim de possibilitar que determinados dados ou informações não saiam de sua empresa ou quando isso acontecer, você possuir a devida rastreabilidade sobre ela.

E então? A sua empresa já conta com essas soluções devidamente atualizadas e nas melhores práticas? 

A Flowti pode ajudar você em todos esses procedimentos e tecnologias de cibersegurança, ajudando a definir as melhores soluções e ferramentas de custo-benefício para sua empresa. Para começar, oferecemos um serviço de análise de vulnerabilidades do seu ambiente de TI para detectar o que fazer para corrigi-los, além do serviço de assessoria em segurança da informação para auxiliar na implementação de uma governança na gestão de segurança.

Solicite o contato de um de nossos especialistas e previna ataques no ambiente de TI da sua empresa!

Blog

Quer falar com um especialista da Flowti?

Solicite o contato agora mesmo!