Entenda o que é NOC e conheça os benefícios da sua implementação!
Os centros de gerenciamento, ou NOC, monitoram os principais dispositivos, equipamentos, aplicações e serviços que estão conectados à rede.
Nos últimos anos, observamos um grande crescimento na demanda por recursos de TI em todas as empresas, e essa demanda estende-se para seus clientes. Afinal, eles desejam que os serviços e produtos sejam simples e com bom desempenho. É aí que surge o NOC.
Mas o que é NOC?
Network Operation Center ou Centro de Operação de Rede, em português, é um lugar onde os eventos de TI são monitorados e gerenciados. Equipes especializadas usam diversos componentes de software para monitorar todo o ambiente de TI (servidores, computadores, gateways ou qualquer outro dispositivo conectado à rede).
Para entender como o NOC funciona na prática e quais são as vantagens para a empresa, confira o nosso post de hoje!
Como funciona o NOC?
Os centros de gerenciamento, ou NOC, monitoram os principais dispositivos, equipamentos, aplicações e serviços conectados à rede.
Os principais elementos e ações dessas centrais são:
- Ferramentas eficientes para o monitoramento da rede, infraestrutura, banco de dados, etc.;
- Profissionais capazes de interpretar as informações por meio de um SLA de atendimento;
- Agilidade na tomada de ação para corrigir os problemas o quanto antes, sem que o usuário sinta qualquer instabilidade.
Portanto, o objetivo do NOC é oferecer um monitoramento constante para manter o ambiente de TI estável e em funcionamento full time.
Mas, esse é apenas o objetivo básico. Quando o gestor entende bem o que é NOC e como usá-lo estrategicamente em seu negócio, esse sistema pode trazer ainda mais vantagens.
Quais são os benefícios da implementação do NOC em sua empresa?
# Prevenção de problemas e antecipação de eventos
Os dados gerados em tempo real pelos ativos de TI podem levantar informações importantes sobre o mau funcionamento de serviço e componentes de hardware e software.
Essas informações auxiliam os profissionais a preverem possíveis problemas e, com isso, agir de forma proativa para otimizar o sistema e corrigir falhas.
# Visão pormenorizada da capacidade do sistema
Os eventos e dados coletados dos ativos de TI servem de base para a emissão de relatórios detalhados, que informam a condição atual da infraestrutura de TI da empresa e apresentam uma projeção de sua capacidade.
Na prática, esses relatórios contribuem para os gestores terem uma visão pormenorizada do sistema, informando o que necessita de mais atenção ou precisam ser aprimorados. Esse conhecimento serve de base para serem tomadas decisões mais assertivas sobre os investimentos de TI, visando a melhoria do sistema na totalidade, e, com isso, otimizar o desempenho, garantindo a disponibilidade e segurança das informações.
# Vantagem competitiva
O NOC está presente em grandes empresas há algum tempo devido à complexidade da rede em que elas trabalham.
No entanto, a implantação desse sistema tem se tornado mais comum também entre as pequenas e médias empresas porque garante que os serviços e sistemas estejam sempre disponíveis, e, em casos de incidentes, a resolução se torne mais ágil.
Isso contribui para o negócio oferecer aos seus usuários um serviço de qualidade — garantindo uma significativa vantagem competitiva.
Do contrário, o mau desempenho do sistema e a indisponibilidade dos serviços podem gerar um grande prejuízo financeiro à instituição. Para garantir que esses contratempos não ocorram, é fundamental implantar um NOC. Dessa forma, você conseguirá manter tudo em pleno funcionamento, com total segurança e melhor desempenho.