Escassez de profissionais de TI pode ser solucionada com outsourcing

Pesquisas apontam que as soluções para o problema do esvaziamento de especialistas em TI podem ser solucionadas com melhoria das condições de trabalho e contratação de soluções em outsourcing

Panorama da escassez de profissionais de TI

A possibilidade de trabalhar 100% em home office se tornou um atrativo para muitos profissionais da área de TI e consolidou-se como fator de retenção desses profissionais. Neste cenário, 94% dos executivos sinalizaram que enfrentam desafios na busca por profissionais qualificados e 83% acreditam que este problema será persistente no curto / médio prazo.

É o que apontou a pesquisa IT Trends Snapshot 2023, realizada pela Logicalis, que trouxe pontos interessantes sobre o panorama das tendências tecnológicas no mercado brasileiro. Na oitava edição do estudo, foi comprovada a hipótese que os profissionais de TI estão em escassez, como já notado pelo mercado.

Questionados sobre quais medidas estão sendo tomadas para contornar esse cenário de escassez, 59% das empresas afirmaram que já ampliaram a contratação de serviços / soluções de fornecedores terceirizados, 48% das companhias implementaram programas internos de formação de profissionais e 43% recorreram ao Outsourcing de funções, processos e equipes.

Uma segunda pesquisa, viabilizada pelo Google, em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), aponta que, anualmente, 53 mil profissionais irão se formar entre 2021 e 2025, mas a demanda por novos talentos nesse período será de 800 mil profissionais, segundo a associação das empresas de tecnologia, a Brasscom. 

O resultado estimado é um déficit de 530 mil profissionais, evidenciando ainda mais o desequilíbrio entre oferta de trabalho e talentos disponíveis. A falta de habilidades digitais do Brasil o coloca na terceira posição entre os países do G20 que mais desperdiçam a oportunidade de aumentar o PIB.

Algumas possíveis causas para este panorama são a má qualidade das inteligências associadas à lógica e programação nas escolas, a falta de profissionais seniores na área de TI, dificuldades em conquistar a primeira vaga na área de TI, ótimos postos de trabalho no exterior, esvaziando o mercado nacional, e a falta de profissionais especializados e salários competitivos.

A pesquisa IT Trends Snapshot 2023 foi realizada com a participação de 123 executivos da área de tecnologia da informação de empresas brasileiras. Os respondentes realizaram a pesquisa quantitativa e, pouco mais de 10% deles também participaram de entrevistas em profundidade (68% das empresas com faturamento acima de R$500 milhões).

O que fazer para superar a falta de profissionais de TI? 

Não existe caminho muito claro sobre o que fazer para superar a falta de profissionais de TI, mas há possibilidades que abrem. Reter os profissionais com melhores salários e benefícios é um dos caminhos apontados. O segundo é a contratação de empresas que tem o outsourcing como solução.

Saiba mais sobre as soluções de Outsourcing da Flowti clicando aqui.

Investir em outsourcing na área de TI permite que uma empresa contrate equipes especializadas sem precisar onerar seus custos com despesas trabalhistas, ao mesmo tempo em que garante a excelência do serviço, baseada em tecnologias modernas, com diversos profissionais especializados e antenados com as melhores práticas. Além disso, garante o aumento da produtividade e otimiza custos. 

Na área de TI, a cibersegurança já é especialmente vislumbrada, mas existem outras opções de terceirização que ainda seguem com muitas possibilidades. É o caso do middleware, nome dado a aplicações que ajudam desenvolvedores e operadores a criar e a implantar com mais eficiência. O middleware tem o papel de conectar apps, dados e usuários. Serve como ponte entre o sistema operacional e as funções de um aplicativo e também pode ser terceirizado.

O que é Outsourcing?

Outsourcing é o ato de utilizar recursos de fora da empresa como fonte de trabalho, para reduzir a carga de serviços dos colaboradores da organização e ter mais produtividade no negócio. Em outras palavras, o outsourcing é o processo pelo qual uma empresa identifica determinadas atividades do seu dia a dia e contrata terceiros para realizá-las. De tal forma, otimiza o tempo e conquista mais resultados positivos.

No panorama da escassez de TI, o Outsourcing é uma solução prática que viabiliza que os problemas de TI da empresa sejam solucionados sem as preocupações burocráticas ou a falta de especialistas. A Flowti atua junto a diversas empresas que precisam de profissionais de TI, oferecendo os serviços de outsourcing, garantindo pleno conhecimento do ambiente do cliente e alta disponibilidade de especialistas, com monitoramento 24/7 pelo NOC.

Fale com nossos especialistas clicando aqui.

Blog

Quer falar com um especialista da Flowti?

Solicite o contato agora mesmo!