Por que o backup em nuvem é uma boa prática para sua empresa?

O backup em nuvem vem ganhando grande espaço entre os profissionais de TI por diversas razões.

O backup em nuvem vem ganhando grande espaço entre os profissionais de TI por diversas razões. Ele oferece inúmeros benefícios e, como veremos ao longo desse texto, pode atender a todos os tipos de empresas.

Mas ele também está em pauta por conta das polêmicas que levanta, muitas vezes associadas a mitos e ao desconhecimento de seu funcionamento. 

A principal dúvida é: afinal de contas, realizar cópias de segurança fora dos domínios do ambiente de TI corporativo é realmente seguro? É sobre tudo isso que conversaremos ao longo deste post! Mas antes, entenda que:

Os vários tipos de backup não estão obsoletos com a chegada da nuvem

Para começar, é importante você entender que quando a gente fala em backup ao nível de datacenter, o meio mais comum é a fita. Isso não significa que esse método tenha ficado arcaico. Ele ainda é recomendado, pois ainda existem empresas que fazem backup em CD ou Blu-Ray.

Bom, o fato é que não existe uma verdade quando se trata de backup. O que é sempre recomendado é que ele seja realizado em alguma mídia, seja ela física ou virtual (nuvem), que atenda às necessidades da empresa (técnicas e de negócio).

Nesse sentido, os serviços de nuvem vêm se destacando devido às inúmeras vantagens que oferecem, sobretudo do ponto de vista da segurança da informação e da redução de custos. No entanto, é preciso analisar a realidade de cada organização para definir qual é a melhor forma a ser adotada.

Há negócios com uma certa tolerância para períodos de indisponibilidade, por exemplo; já outros não podem operar sem o total funcionamento de determinados sistemas, ou sem determinados bancos de informações.

Portanto, a escolha do formato/método de backup está intimamente ligada à necessidade da empresa de garantir disponibilidade, confiabilidade e estabilidade aos seus dados.

O que é backup em nuvem

Backup em nuvem é um tipo de serviço por meio do qual os recursos e a infraestrutura de computação em nuvem são usados para criar, editar, gerenciar e restaurar dados, serviços ou aplicativos. Tudo isso é feito remotamente, pela internet.

Em muitos casos, o backup em nuvem também é chamado de backup online ou backup remoto. De qualquer forma, ele funciona quando um provedor de nuvem aloca armazenamento acessível globalmente pela internet ou software de backup por meio de uma interface de usuário construída especificamente para tal.

Ao contrário das técnicas de backup tradicionais, o backup em nuvem é altamente flexível e escalável “para cima” e “para baixo”, bem como no que diz respeito ao tempo de execução. Isso quer dizer que conforme aumentam ou diminuem as demandas da empresa, é possível negociar com o fornecedor o aumento ou a redução das capacidades de geração de backup — o que é feito de forma rápida e segura, sem necessidade de interferências na operação.

Os principais benefícios do backup em nuvem

Segurança dos dados

Como os dados não estão em nenhuma infraestrutura física, mesmo que aconteça um incêndio no datacenter da empresa, as informações estarão 100% preservadas. Além disso, um bom provedor de backup em nuvem mantém infra e recursos humanos altamente qualificados para garantir que as melhores práticas de armazenamento de informações sejam implementadas. Isso torna a segurança muito maior do que quando o backup é tradicional (realizado no ambiente interno da empresa).

 

Flexibilidade

O sistema pode variar conforme o tipo de negócio e o tamanho da empresa; além disso, paga-se apenas pelo que se utiliza, em vez de pagar por estimativa de consumo (como acontece tradicionalmente).

 

Baixo custo

Os gastos relativos à estratégia são proporcionais à quantidade de recursos que a empresa utiliza, o que elimina a necessidade de grandes investimentos em logística, espaço físico, hardware e mão de obra especializada. Além disso, o custo por gigabyte é bem menor no backup em nuvem do que nos métodos tradicionais.

 

Ganho de eficiência de TI

Ao contar com um processo tão complexo como o backup em nuvem, o time de TI se preocupa menos com questões operacionais e tem mais tempo para se dedicar a uma atuação mais analítica e estratégica, aumentando a produtividade.

Ebook completo sobre "Guia básico sobre Segurança da Informação". Baixe aqui gratuitamente!

 

A importância de escolher corretamente o fornecedor de backup em nuvem

Bom, de nada adianta saber sobre as vantagens do backup em nuvem e identificar que ele é a melhor opção se a empresa não firmar parceria com um bom fornecedor (provedor) desse serviço, não é mesmo?

O provedor é fundamental para o sucesso da estratégia. É ele que ajuda a fazer o levantamento das necessidades técnicas e de negócio para, por exemplo, definir a chamada “janela de backup”, que é, basicamente, o horário em que o backup pode ser feito sem impactar a produtividade.

Portanto, a contratação de uma boa empresa especializada em soluções de nuvem torna a gestão de backup mais eficiente, pois suas práticas são testadas e reconhecidas internacionalmente, especialmente no que diz respeito à segurança de dados.

Outro ponto que deve ser considerado é que um bom fornecedor é aquele que se encarrega de fazer o monitoramento do processo, além de realizar auditorias periódicas e fazer testes de restore. 

Lembre-se: não basta fazer o backup; é preciso ter, dentre outras coisas, uma estratégia de simulação de restauração dos dados, para garantir que eles sejam integralmente preservados na hora de voltar ao sistema. Por fim, a escolha do fornecedor também deve estar amparada em uma avaliação minuciosa de como é o suporte oferecido por ele.

O ideal é que na ocorrência de qualquer problema na infraestrutura de backup, a equipe do provedor seja acionada de forma automática e ampare o time interno de TI da empresa contratante.

Blog

Quer falar com um especialista da Flowti?

Solicite o contato agora mesmo!