Qual o melhor modelo de governança quando o assunto é outsourcing de TI?

Delegar o ambiente de TI a uma empresa especializada pode ser uma boa saída para otimizar as operações da instituição. Mas é necessário considerar algumas características importantes ao escolher o melhor provedor deste serviço

O conceito de terceirização há muito tempo é familiar e, não à toa, muitas instituições já contrataram outras empresas para lidar com sua área de tecnologia da informação (TI). Afinal, as organizações estão em constante progresso em sua maneira de trabalhar para se adaptarem ao ambiente corporativo atual de ritmo acelerado e em transformação contínua.  

Embora se possa argumentar que há vantagens claras neste tipo de cooperação (como redução de custos de hardware, software e mão de obra), muitas vezes ela pode deixar CIOs com diversas perguntas na cabeça. Quais são os riscos e os reais benefícios da terceirização de seus serviços de data center? Como você pode determinar se é correto para seu negócio? E o inevitável: como escolher o parceiro ideal, que irá ajudar a organização a atingir seus objetivos? 

“O Outsourcing se apresenta como um bom modelo de terceirização, que disponibiliza recursos para sustentação de ambiente de infraestrutura com alto nível de especialização para entregar serviços eficientes, ágeis e com qualidade”, aponta Gustavo Mario Darós, Head de Serviços da Flowti. Ou seja, este é um caminho para contar com um suporte de TI sempre muito especializado e atualizado.  

A escolha ideal 

Ao eleger um parceiro de TI é importante entender quais são as necessidades da empresa e como melhor atendê-las. Também é fundamental localizar as expectativas sobre estes serviços e o valor a ser obtido com eles. A escolha do provedor de TI deve ser pautada, sobretudo, na qualificação dos profissionais que farão a gestão do ambiente, segundo Gustavo Darós. “Para garantir que o provedor seja capaz de atender aos requisitos da empresa, é importante pesquisar sua história, seus projetos e cases, bem como as propostas e os modelos que mais se adequem às necessidades do negócio”, sugere o especialista. 

E existem riscos a serem considerados na relação entre empresa e terceirizada? Logicamente. “Como nem tudo são flores, alguns pontos devem ser observados, dentre eles, diferentemente de colaboradores contratados, a contratante não pode submeter o terceirizado à subordinação, supervisão direta, controle de ponto e outras normas atribuídas aos seus funcionários. Sua relação deve ser mediada por entregas”, diz o especialista. “Além disso, o prestador de serviço pode vir a entregar um padrão de qualidade baixo, pode ter uma política de preços acima do mercado ou agir sem conformidade com a legislação vigente, o que tem a possibilidade de impactar no fluxo operacional e, até mesmo, causar sanções para ambas as organizações”, completa. 

Para minimizar os riscos de uma parceria mal-sucedida, é interessante buscar uma empresa que ofereça: 

* Profissionais altamente capacitados nas tecnologias utilizadas pelas empresas; 

* Gestão proativa do ambiente; 

* Processos que assegurem amplo conhecimento do ambiente; 

* Métricas para controle e acompanhamento das entregas, acordos e satisfação do cliente. 

Ainda de acordo com Darós, os elementos-chave de um contrato de terceirização bem-sucedido incluem a confiança nos profissionais e nos processos da operação, a tranquilidade por não precisar se preocupar com a gestão de pessoas e a parceira ao fazer da terceirização parte integrante dos processos internos, inclusive, dando liberdade de apoiar estrategicamente a TI. “O gerenciamento e monitoramento do provedor de TI são feitos, normalmente, por meio de KPIs que são acordadas no fechamento do contrato e apresentadas em reuniões com o cliente”, diz o especialista. 

Só vantagens 

Veja sete benefícios de contratar uma empresa especializada para lidar com ambiente de TI. 

  1. Possibilidade de focar no core business: “Ao ter especialistas gerindo a infraestrutura, o cliente pode dedicar muito mais tempo e energia na área de negócio da sua empresas”, lembra Darós. 
  1. Acesso às últimas tecnologias: as empresas especializadas em TI sempre estão por dentro das últimas tendências e tecnologias do mercado.
  1. Flexibilidade nos horários: muitas vezes, as demandas na área de TI exigem um trabalho fora do horário comercial. Ao terceirizar, você pode contar com uma equipe disponível 24h por dia, 7 dias por semana.
  1. Escalonagem de serviços: com a terceirização da área de TI, a instituição pode escalonar os serviços facilmente, conforme suas necessidades mudam, sem precisar contratar e treinar novos funcionários.
  1. Melhor gestão dos recursos: é possível contar com um parceiro experiente para auxiliar a empresa na gestão dos seus recursos tecnológicos, garantindo um melhor uso deles.
  1. Maior segurança das informações: ao delegar a área de TI para uma empresa especializada, as informações estarão seguras e bem protegidas. “Todos os acessos ao ambiente dos clientes são centralizados em cofre de senhas e os contratos devem possuir cláusulas que garantam isso”, explica Darós.
  1. Redução de custos: por fim, como já dissemos, ao contratar uma empresa especializada em TI, é possível reduzir custos com mão de obra, equipamentos e licenciamentos.

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