Gerenciamento de dados: tudo o que você precisa saber
O gerenciamento de dados ganhou maior importância nos últimos anos com o advento da GDPR e da LGPD. Saiba mais!
O gerenciamento de dados ganhou maior importância nos últimos anos com o advento da GDPR e da LGPD. Se você não sabe o que é gerenciamento de dados em nuvem ou gerenciamento de base de dados, esse post é perfeito para você!
O que é gerenciamento de dados?
Gerenciamento de dados é um conjunto de práticas voltado para coleta, manutenção e uso de dados de forma econômica, segura e eficiente. Qual o objetivo do gerenciamento de dados?
Contribuir para as organizações otimizarem o uso de dados nos limites regulamentares. Na prática, o gerenciamento de banco de dados servirá para uma tomada de decisões mais assertiva. Ou seja, o gestor, por meio de um software de gerenciamento de dados, adotará ações capazes de maximizar o desempenho da empresa.
Importância do gerenciamento de dados
O gerenciamento de base de dados é uma prática fundamental para os resultados do negócio. Os dados digitais assumiram protagonismo em qualquer empresa, sendo um ativo intangível que cria valor. São um fator econômico de produção de serviços e bens digitais.
Assim, devem existir inúmeras tarefas, políticas e procedimentos para haver uma estratégia robusta de gerenciamento de dados. E o que a gestão de dados abrange? Veja algumas práticas constantes em um plano de gerenciamento de dados:
- Arquivamento e destruição de dados conforme requisitos de conformidade e cronogramas de retenção;
- Criação, acesso e atualização de dados em uma camada de dados diversificada;
- Uso de dados em aplicativos e análises avançadas;
- Fornecimento de alta disponibilidade e disaster recovery;
- Armazenamento de dados em nuvem e on-premise;
- Garantia de privacidade e segurança de dados.
Há muitas outras práticas quando falamos em como gerenciar dados. Todas elas fazem parte de uma estratégia que inclui atividades de usuários e administradores. Por isso, a importância do gerenciamento de dados é tão clara, porque envolve todo o trabalho da organização.
Desafios
Fazer o gerenciamento de base de dados não é nada fácil. Os gestores precisam lidar com um imenso volume de informações, dado o ritmo acelerado dos negócios. É difícil estar pronto para a soma de variedade, velocidade e volume de dados. Veja a seguir os desafios que as empresas enfrentam no gerenciamento de dados:
- Acompanhar os avanços tecnológicos e as mudanças no padrão de armazenamento de dados, que ocorrem frequentemente;
- Atender aos requisitos de conformidade, especialmente com o advento da LGPD no Brasil;
- Manter níveis de desempenho diante da expansão da camada de dados;
- Saber quais dados elas possuem, devido à variedade de fontes;
- Ter certeza de como reutilizar dados para que eles gerem valor.
Riscos ao não realizar um bom gerenciamento de dados e informação
Por mais que os gestores compreendam a importância do gerenciamento de dados ou o que é gestão de dados, não conseguem eliminar os riscos. A segurança da informação é uma prática de extrema importância para qualquer empresa. Em outras palavras, as informações devem ser preservadas para garantir o próprio futuro do negócio.
No entanto, como garantir a segurança dos dados se a conexão com a internet é constante no trabalho? Com usuários conectados a todo o momento, o risco de perda dos dados é constante. Para chamar a atenção dos gestores para este ponto, destacamos 2 principais ameaças à segurança de dados: ciberataques e configurações de segurança desatualizadas.
Você se lembra do WannaCry em 2017? Esse grave atentado cibernético mundial fez milhares de vítimas em mais de 150 países. Ele atacou desde microempresas a grandes multinacionais.
É uma demonstração de que as vulnerabilidades são exploradas em qualquer tipo e porte de empresa. Por isso, o gerenciamento de dados deve ter especial preocupação com a segurança e com soluções de recuperação de desastres.
Melhores práticas de gerenciamento de dados
No contexto de gerenciamento de dados, existem práticas que enfrentam os desafios e os riscos que acabamos de pontuar. Um conjunto abrangente e bem-planejado de ações é essencial para segurança e desempenho dos negócios.
É claro que as práticas variam conforme o tipo de dados envolvidos e o setor de atividade. No entanto, existem ações comuns a qualquer empresa. A seguir, pontuamos as melhores práticas de gerenciamento de dados no quesito desempenho e no quesito segurança.
Desempenho
São 5 boas práticas de gerenciamento de dados voltadas para o desempenho. A primeira delas é criar uma camada de descoberta para identificação de dados. Ela permite a pesquisa e a procura de conjuntos de dados por analistas e cientistas de dados para tornar seus dados utilizáveis.
Outra boa prática é desenvolver um ambiente de ciência de dados para reutilizá-los com eficiência. Isso automatiza o trabalho de transformação de dados e simplifica a criação e a avaliação de modelos de dados. Sem a transformação manual, a hipótese e o teste de novos modelos são agilizados.
A terceira prática é utilizar tecnologia como forma de manutenção dos níveis de desempenho da camada de dados em expansão. Inteligência artificial e machine learning monitoram continuamente as consultas ao banco de dados. Assim, conseguem otimizar os índices conforme as consultas mudam, permitindo tempo de resposta rápido pelo banco de dados.
Já ouviu falar em ferramentas que utilizam a descoberta de dados para analisá-los e ficar em dia com os requisitos de conformidade? Essa é uma ótima prática, pois tais ferramentas identificam as cadeias de conexão que devem ser monitoradas para conformidade de várias jurisdições.
Por fim, a última boa prática de gerenciamento de dados quanto ao desempenho é utilizar uma camada de consulta comum. Ela servirá para que várias formas de armazenamento de dados trabalhem juntos.
Ebook completo sobre "Guia básico sobre Segurança da Informação". Baixe aqui gratuitamente!
Segurança
As práticas de gerenciamento de dados quanto à segurança já são bastante conhecidas pelos profissionais de TI. Mesmo assim, vale citar algumas para deixar como lembrança:
- Implemente ferramentas de controle e monitoramento para averiguar invasões ou vazamentos;
- Programe seus backups diariamente para o final de cada jornada de trabalho;
- Gerencie seus dados na nuvem para ganhar praticidade e dinamismo.
O gerenciamento de dados garante segurança e desempenho para uma empresa. Com isso, a tendência do negócio é crescer com boa reputação no mercado. Com o auxílio de uma empresa especializada como a Flowti, é possível otimizar essa gestão. Conte conosco!