O que é outsourcing de TI e quais as vantagens da adoção desta prática?

Também chamado de outsourcing de TI, a terceirização de TI movimenta bilhões de dólares no mercado mundial, trazendo vantagens para todas as pontas.

Terceirizar equipes já é uma prática bastante comum. Na área de TI, dada a escassez de bons profissionais é necessário garantir a qualidade dos serviços através da contratação de empresas especializadas, sendo uma das mais eficientes práticas para resolver esta questão. Mas, você sabe o que é outsourcing de TI? 

Vamos explorar essas informações neste artigo de blog e trazer todas as vantagens de contratação de empresas de TI para realizar o trabalho, sem nenhum tipo de burocracia ou vínculo trabalhista, mas com o ganho de manter uma equipe de seniores sempre à disposição.

Vantagens da terceirização de TI

A equipe de TI consegue focar no core business

Uma das principais vantagens do outsourcing de TI é esta: liberar a equipe da empresa para atividades e tarefas que estejam diretamente relacionadas ao planejamento estratégico. 

Nesse caso, vale a pena terceirizar principalmente atividades rotineiras (e igualmente importantes), como a manutenção dos sistemas, o monitoramento, a realização de backups, sustentação do ambiente, atualizações, etc. 

A empresa economiza com a terceirização de TI

Se você é diretor ou gerente de uma empresa, sabe que uma das tarefas é sempre manter o caixa saudável, sabendo utilizar melhor os recursos financeiros e tecnológicos.

Nesse caso, saiba que o outsourcing de TI pode cumprir esse desafio com louvor, enxugando o orçamento.

Quer um exemplo? As soluções terceirizadas podem fazer a empresa economizar na compra e renovação de licenças de uso dos softwares – que, sabemos, é um investimento alto. Com a contratação de outsourcing em TI, parte dessas licenças passam a ser responsabilidade da empresa contratada. 

A terceirização de TI proporciona flexibilidade ao negócio

Essa vantagem é válida principalmente para empresas que buscam por soluções mais flexíveis e adaptáveis às suas estruturas – sem perder a agilidade dos processos. 

Alguns exemplos desse tipo de necessidade:

  • Quando hardwares necessitam de mais capacidade de armazenamento para suprir uma demanda atual, o TI pode contratar de acordo com a solicitação, deixando a cargo dos especialistas toda a burocracia.
  • Em projetos pontuais, a empresa pode terceirizar uma equipe de TI especializada, para que a sua equipe continue focada em suas atividades.
  • Em situações de urgência e emergência, a empresa pode contar com uma equipe especializada e disponível até mesmo fora do horário do expediente, disponível 24 horas por dia.
  • Empresas que contam com muitas filiais também precisam de uma certa flexibilidade de atendimento de vários chamados – por isso, o outsourcing de TI pode ser uma boa solução para esse tipo de demanda mais técnica.

A terceirização de TI aumenta a produtividade da equipe

Quando a equipe foca no core business e conta com soluções tecnológicas modernas e flexíveis, a consequência é o aumento da produtividade – e dos resultados.

E essa realmente é uma das vantagens mais interessantes da terceirização de TI, inclusive para pequenas empresas, que não têm pessoal suficiente para resolver problemas técnicos com agilidade, sem que esse tempo fique comprometido. 

E se a empresa já contar com uma equipe própria de TI, ela pode utilizar a terceirização como um apoio técnico para continuar executando suas atividades mais operacionais e estratégicas. 

A empresa pode ter disponível profissionais experientes e qualificados

Nem sempre a empresa pode ter condições de arcar com a contratação de profissionais de TI experientes e qualificados para determinadas atividades. E essa é justamente uma das grandes vantagens do outsourcing de TI.

Essa dica é válida também quando a empresa precisa colocar em prática projetos específicos e que demandam um bom planejamento, boas ferramentas e a medição de resultados – é possível terceirizar um pacote inteiro de soluções desse tipo, desde a consultoria, passando pelo planejamento, pela execução do projeto e pela medição dos resultados. 

Pontos de atenção da terceirização de TI

Escolher um fornecedor preparado para lidar com a confidencialidade do negócio

Se a empresa lida com dados sensíveis é preciso ficar muito atento na hora de escolher uma empresa de TI que será terceirizada.

Assim como no mercado existem empresas competentes e sérias, infelizmente também existem aquelas que podem fazer mau uso dos dados das empresas, comprometendo a segurança da informação. 

Atenção com a integração e clima do time

Antes de partir para o outsourcing de TI, a empresa precisa deixar bem claro aos seus colaboradores sobre essa necessidade, pois isso pode comprometer o clima organizacional.

Os funcionários podem sentir que seus trabalhos estejam ameaçados, e, com isso, até mesmo comprometerem as boas relações entre a empresa e a terceirizada, prejudicando os resultados. 

Então, se está pensando em terceirizar, comunique sobre essa decisão com transparência. E não deixe de sempre avaliar o profissionalismo da terceirizada, preservando o clima de trabalho entre todos. 

A terceirização errada de TI pode gerar dependência 

Por fim, outro ponto a ser trabalhado da terceirização de TI – ou da terceirização errada – é a dependência que ela pode gerar, caso não haja uma boa gestão.

Por isso vale o alerta: feche contrato apenas com empresas de TI que levem em conta o perfil do seu negócio. Além disso, a sua própria empresa também precisa levar em consideração que a terceirização é um complemento aos trabalhos. 

Ter isso em mente ajudará no fechamento de contratos que preservam a identidade e a autonomia da empresa, facilitando o controle dos processos. Para isso, não deixe de estruturar um plano de comunicação eficiente entre a empresa e a terceirizada. 

O que pode ser terceirizado na infraestrutura de TI?

Para finalizar, eis a resposta de uma dúvida comum: o que realmente dá para terceirizar no ambiente de TI da empresa? 

É possível terceirizar tanto a infraestrutura completa quanto partes dela, como, por exemplo:

  • Serviços de consultoria na implantação de projetos de TI;
  • Monitoramento do ambiente de TI;
  • Soluções de cloud computing (SaaS, PaaS, IaaS);
  • Serviços gerenciados;
  • Serviços envolvendo Governança da Informação;
  • Servidores;
  • Hospedagem de sites;
  • Suporte técnico. 

 

Leia mais sobre O que é outsourcing de TI

Agora que já navegamos no tema O que é outsourcing de TI, vantagens e pontos de atenção, vale a pena navegar em mais uma leitura. 

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