Quais as 5 principais tendências do mercado de TI para 2022?

Quer saber o que vai estar em alta no mercado de TI em 2022? Confira as 5 principais tendências para investir.

Independentemente do segmento, ficar de olho nas tendências do mercado de TI, é muito interessante para as empresas. Veja, a seguir, mais informações sobre o tema.

Mercado de TI em 2022

Quem trabalha com TI sabe que esse setor nunca fica estagnado e que novas tecnologias surgem quase que diariamente.

Por isso, é muito importante ficar de olho nas tendências do mercado de TI, para que se possam aplicar as novidades na empresa e conquistar mais resultados positivos para o negócio.

Em 2021, um dos principais desafios para as empresas foi a adequação a todos os pontos da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Afinal, com a legislação em vigor, quem descumpri-la poderá ser multado. Este item deve seguir na pauta das empresas, seja para as que ainda não se adequaram, seja para a manutenção da adequação à lei. 

Além disso, impulsionadas pela pandemia da Covid-19, muitas empresas aderiram ao modelo de trabalho em home office, passando a adotá-lo em definitivo, ou, na modalidade de trabalho híbrido, sendo alguns dias em home-office, outros presenciais.

O ano de 2021 bateu todos os recordes no que tange aos ataques de cibercriminosos em busca de roubo e sequestro de dados. Isso exige do mercado a priorização de investimentos em segurança.

Por conta do que falamos nesta breve introdução, o investimento em segurança da informação, computação em nuvem, ferramentas de automação e inteligência são assuntos em alta para o ano de 2022.

5 principais tendências do mercado de TI para 2022

Estamos nos encaminhando para o fim de 2021. Por isso, é importante que você fique atento às tendências do mercado de TI para o próximo ano, organizando e priorizando ações que permitam a continuidade do seu negócio e se posicionar à frente de seus concorrentes.

1. Internet das coisas (IoT)

A internet das coisas, também conhecida como IoT, descreve a rede de objetos físicos incorporados a sensores, softwares e outras tecnologias com objetivo de conectar e trocar dados via internet com outros dispositivos que podem ser domésticos, ou, ferramentas industriais sofisticadas. Ela é uma das grandes tendências de TI para os próximos anos. 

Na área empresarial, a internet das coisas deve se tornar cada vez mais popular. Com essa tecnologia, as indústrias têm mais facilidade para programar o funcionamento de máquinas em determinados períodos do dia, por exemplo. Em muitos casos, o trabalho do operador humano pode ser totalmente substituído por robôs.

O uso dessa tecnologia também tem sido cada vez mais comum em empresas do setor agrícola, como as fazendas e granjas.

Com a internet das coisas, é possível programar sensores de irrigação para manter o solo sempre nas melhores condições para as culturas, por exemplo.

Resumidamente, podemos dizer que entre as principais vantagens da internet das coisas está a possibilidade de facilitar as tarefas mais pesadas, reduzindo os custos individuais dos componentes e aumentando as escalabilidades dos sistemas.

As empresas devem ficar de olho em que tipo de equipamentos conectados mais podem se basear para conquistar mais resultados para os negócios.

Com a promessa da chegada do 5G e a popularização das conexões, a IoT ganhará forças.Surgirão novas aplicações, smartphones ficarão mais rápidos e os ambientes de TI ficarão ainda mais complexos. 

2. Maiores investimentos em cibersegurança

O aumento exponencial dos ciberataques em 2021 e a entrada em vigor das punições da LGPD colocaram as empresas em alerta sobre as questões de segurança da informação. .

Caso as empresas descumpram a LGPD, a multa pode chegar a 2% do seu faturamento total, com limite de R$ 50 milhões. Por isso, é importante buscar meios para que tudo seja cumprido à risca.

A LGPD está motivando muitas empresas a investirem mais em TI. Isso acaba gerando melhorias também em outros departamentos, que ficarão mais organizados e digitalizados.

Além disso, como também já comentamos, a pandemia da Covid-19 acelerou muito os processos de transformação digital nas empresas.

O caminho mais natural que deverá ser seguido daqui para frente é o do anywhere office, ou seja, o trabalho realizado em qualquer local. De tal modo, os trabalhadores poderão executar as suas atividades em casa, em coworkings, nas cafeterias etc.

O acesso às redes corporativas a partir de qualquer conexão aumenta a vulnerabilidade dos ambientes de TI. Neste cenário, para que tudo funcione de forma segura, trabalhos de conscientização dos colaboradores quanto às políticas de segurança da informação da empresa e o investimento em soluções de cibersegurança são imprescindíveis.

A arquitetura de cibersegurança é bastante complexa e, por isso, produtos e serviços especializados em monitoramento e cibersegurança estão se consolidando e democratizando, sendo uma das principais tendências para 2022.

3. Big Data e Business Intelligence

A quantidade de dados que circulam nas empresas é cada vez maior. O uso de dispositivos IoT só aumenta, fazendo circular ainda mais informação pelos bancos de dados dos negócios. A complexidade do Big Data exigirá ferramentas de Business Intelligence capazes de tratar essa grande massa de dados com agilidade e eficiência, auxiliando a tomada de decisões que permitam a aceleração da inovação nas empresas. 

Mesmo as companhias que já usam o Big Data como uma ferramenta de Business Intelligence devem aprimorar a forma como conduzem isso.

Não é nenhuma novidade que o Big Data mudou a forma como as empresas tomam decisões e  executam tarefas nas mais diversas áreas da cadeia produtiva.

A tendência é que cada vez mais dados sejam coletados e analisados, para que se possa transformá-los em informações relevantes, que ajudem as empresas a tomar as melhores decisões e também otimizar custos.

Quando falamos na coleta e na análise de dados, vale lembrar, é necessário verificar se todos os processos condizem com os preceitos da LGPD.

4. Cloud Computing

A aceleração dos processos de transformação digital das empresas tem impulsionado a adoção da Cloud computing em substituição aos tradicionais modelos on premisses. É por isso que ela segue firme e forte como tendência para 2022.

A adoção da nuvem, ao longo do tempo traz uma economia em infraestrutura de TI na casa dos 25%. Além disso, como grande diferencial, traz a flexibilidade da escalabilidade do ambiente, permitindo crescê-lo ou diminuí-lo de acordo com a necessidade imediata do seu negócio. O leque de soluções em nuvem só cresce e isso também é verdade quando falamos das soluções de segurança da informação, garantindo ambientes tão ou mais seguros que os modelos on premisses. 

Também é uma forte tendência para os próximos anos, a adoção de soluções de backup em nuvem.

O cloud backup se consolidará em 2022, complementando as soluções de backup físicos, com a vantagem da escalabilidade e do armazenamento virtual, fora do ambiente da empresa. Com o backup em nuvem, se garante que os dados fiquem armazenados no ciberespaço e não em data centers localizados na empresa. Logo, se reduzem os riscos de perder informações por conta de desastres naturais, como enchentes e incêndios.

Os recursos de cloud computing também possibilitam que os trabalhos dos funcionários sejam mais facilmente conduzidos de forma remota, algo que é essencial para os dias de hoje.

5. Inteligência artificial (IA)

Se para você a inteligência artificial ainda é coisa de filme, precisa parar e analisar o que está acontecendo à sua volta. Afinal, já convivemos com automações diariamente e isso tende a ser ainda mais comum nos próximos anos.

O mercado de TI adotará cada vez mais soluções de inteligência artificial, criando sistemas autônomos capazes de monitorar e identificar anomalias nos ambientes de TI.

Inteligência artificial, gestão de identidades e serviços de monitoramento de segurança SOC, com ferramentas de SIEM, permitirão identificar, analisar, responder e entregar informações vivas sobre as vulnerabilidades dos negócios.

Até mesmo os veículos estão evoluindo por esse caminho e não será raro, no futuro, vermos carros fazerem entregas sem a necessidade de um motorista para conduzi-los, por exemplo.

Como se colocar à frente com o que vem por aí?

As tendências do mercado de TI envolvem, principalmente, as ferramentas e recursos relacionados com a inteligência artificial.

Por isso, para se colocar à frente da concorrência, é de fundamental importância que as empresas procurem por parceiros estratégicos, que possam ajudar com essas demandas.

É o caso da Flowti, uma empresa que entrega soluções de TI completas, garantindo o que há de melhor na tecnologia para que você tenha sempre o que há de mais inovador para apoiar e alavancar os seus negócios.

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Então, entre em contato conosco agora mesmo! Estamos à disposição para implementar todas as tendências do mercado de TI na sua empresa!

Quer falar com um especialista da Flowti?

Solicite o contato agora mesmo!