Outsourcing de TI: melhore a gestão do seu ambiente de TI e otimize custos

O outsourcing é uma prática cada vez mais executada e vista com bons olhos pelas organizações. Mas, você sabe como ele pode te ajudar na prática? Siga lendo e tire as suas dúvidas!

Afinal, o que é outsourcing?

A palavra outsourcing é a junção de dois termos em inglês: “Out”, que significa fora e “Source”, que quer dizer fonte.

Trata-se, portanto, do termo utilizado para representar o ato de usar recursos de fora da empresa como fonte de trabalho, para reduzir a carga de serviços dos colaboradores da organização e ter mais produtividade no negócio.

Em outras palavras, o outsourcing é o processo pelo qual uma empresa identifica determinadas atividades do seu dia a dia e contrata terceiros para realizá-las. De tal forma, otimiza o tempo e conquista mais resultados positivos, em termos de produtividade e também financeiros.

Ao praticar o outsourcing, uma empresa delega algumas de suas funções para uma equipe especializada. Assim sendo, pode aumentar a sua produção, acessar melhores tecnologias e otimizar os custos.

O outsourcing pode ser aplicado em diversas áreas em uma companhia, mas o foco do nosso artigo é falar sobre o Outsourcing de TI.

Quais os principais objetivos do outsourcing de TI?

O outsourcing de TI é um modelo de contrato pautado na atuação de profissionais especialistas terceirizados. O objetivo deste profissional é ser proativo ao gerir o ambiente de TI do cliente, buscando a evolução contínua do nível de maturidade deste ambiente. Outro objetivo é otimizar custos em operações de rotina da empresa, ao contratar um profissional externo especializado, para que a sua equipe interna possa dedicar-se ao desenvolvimento do negócio.

Os profissionais de outsourcing podem ser contratados com dedicação exclusiva à empresa, ou, de maneira compartilhada, podendo dividir sua carga de trabalho diária entre mais de uma empresa. Desta forma, tanto empresas de pequeno, médio ou grande porte, podem se beneficiar das vantagens de contar com estes profissionais especializados. 

Geralmente os ambientes de TI possuem uma grande quantidade de tecnologias embarcadas. Nem sempre a equipe interna tem conhecimento em todas estas tecnologias. Sendo assim, outro objetivo do outsourcing é brindar um profissional com conhecimento multidisciplinar, mas que seja especialista em determinada tecnologia, como banco de dados, middleware, Windows e AD, FileServer, Linux, segurança e redes, etc.. 

Quais são as vantagens do outsourcing de TI?

O outsourcing é sem dúvida, uma boa opção para a sua empresa. Confira, a seguir, as principais vantagens de contar com esse modelo de contrato:

Como você pode perceber, o processo de outsourcing pode ser bastante vantajoso para as companhias.

No entanto, ao buscar uma empresa fornecedora de outsourcing, fique atento ao histórico de atuação para evitar ter qualquer tipo de descontentamento com o serviço contratado, bem como, crie contratos bem amarrados, alinhando todas as suas expectativas e deixando tudo às claras com a empresa contratada.

E o Outsourcing da Flowti?

A Flowti é especialista em infraestrutura para ambientes de missão crítica. Com mais de 25 anos de atuação, e uma equipe amplamente certificada, possuímos um portfólio completo para atender as demandas mais exigentes. 

Além de todas as vantagens do outsourcing já apresentadas anteriormente neste texto, ao contratar o serviço com a Flowti você terá também à disposição:

Esperamos que o texto tenha contribuído para esclarecer as principais vantagens da contratação de uma empresa especialista em outsourcing. 

Caso você ainda tenha dúvidas, ou, tenha entendido que esse é o caminho ideal para melhorar a gestão do seu ambiente de TI, não deixe de entrar em contato com um de nossos especialistas. Estamos prontos para lhe ajudar a evoluir o nível de maturidade do seu ambiente de TI, gerando ainda mais valor para o seu negócio.

Notícias Flowti Blog

Quer falar com um especialista da Flowti?

Solicite o contato agora mesmo!